A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIADE PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
psicomotricidade; alfabetização; desenvolvimento infantil; prática docente; aprendizagem.
Resumo
Este estudo analisa a importância da psicomotricidade para o processo de alfabetização, partindo do problema central de compreender como o desenvolvimento psicomotor pode auxiliar nas habilidades básicas de leitura e escrita. A escolha do tema decorreu da experiência das autoras com a disciplina de Psicomotricidade na Graduação em Pedagogia e da constatação, a partir de dados recentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB/2023), de que apenas 56% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental atingiram nível satisfatório de leitura, o que evidencia a necessidade urgente de estratégias pedagógicas mais eficazes e integradoras. Justifica-se, assim, este trabalho pela relevância de se considerar corpo, movimento, cognição e afetividade como dimensões indissociáveis no desenvolvimento infantil e no alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõem uma alfabetização plena, com equidade e qualidade. Tem como objetivo geral compreender a importância da psicomotricidade no processo de alfabetização e, como objetivos específicos, investigar como as habilidades psicomotoras contribuem para essa etapa, elucidar as previsões das políticas nacionais para a alfabetização e elaborar um guia com orientações práticas para professores alfabetizadores. O trabalho desenvolveu-se por meio de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e bibliográfico, com levantamento e análise de livros, artigos científicos e documentos oficiais sobre psicomotricidade e alfabetização, fundamentando-se nas contribuições de Jean Le Bouch sobre desenvolvimento psicomotor e lateralidade, de Piaget sobre a gênese do conhecimento e os estágios do desenvolvimento infantil, e de Magda Soares sobre alfabetização e letramento, reforçando a compreensão de que a psicomotricidade é condição prévia e indispensável para o domínio do sistema de escrita.
Publicado
2025-12-12
Seção
Pedagogia
Copyright (c) 2025 Anais do EVINCI - UniBrasil

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.