EDUCAÇÃO E TRÂNSITO: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PRÁTICA EDUCATIVA DE TRÂNSITO DE CURITIBA- DER/PR
Resumo
O presente estudo aborda a relevância e atuação dos pedagogos na Escola Prática Educativa de Trânsito de Curitiba DER/PR (EPET), destacando sua atuação na promoção da conscientização e segurança viária (segurança nas vias, ruas). Parte-se da compreensão de que o trânsito envolve todos os cidadãos e exige responsabilidade individual e coletiva, de modo que a educação se apresenta como caminho para a construção de uma cultura de paz e respeito às normas e leis acerca do trânsito. Autores como Santos (2006), Pavarino (2004), Schneider (2022) contribuem para fundamentar a discussão, reforçando a importância de práticas educativas voltadas à cidadania no espaço urbano. A escolha pela análise desse contexto se deve ao impacto social dos altos índices de acidentes de trânsito, apontados pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2023) em nível mundial, como uma das principais causas de morte entre jovens de 5 a 29 anos. Nesse cenário, a atuação pedagógica na Escola Prática Educativa de Trânsito de Curitiba representa não apenas uma ampliação do campo profissional da pedagogia, mas também uma estratégia efetiva para a transformação social e para a formação de condutas responsáveis no trânsito. O estudo tem como finalidade conhecer e explorar as práticas pedagógicas neste âmbito, para que se alcance a promoção da conscientização coletiva acerca do trânsito seguro. Para tanto, a pesquisa será desenvolvida de forma aplicada, por meio de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, a partir de observações diretas em campo, análise das práticas realizadas na instituição e aplicação de questionário com os profissionais que atuam neste âmbito, a fim de detalhar as práticas pedagógicas voltadas à temática. Busca-se compreender de que maneira os pedagogos contribuem para a construção de valores de respeito, cidadania e segurança viária desde a infância, fortalecendo a educação para o trânsito como instrumento de formação integral dos indivíduos. Importa destacar, entretanto, que o estudo se encontra em fase de desenvolvimento, motivo pelo qual ainda não apresenta resultados consolidados nem considerações finais.
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