A PRÁTICA ESPORTIVA NA PROMOÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO E RENDIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A presente pesquisa analisa o esporte como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental, investigando como a prática esportiva em espaço extracurricular pode contribuir para o desempenho escolar. O problema central parte da constatação das dificuldades de aprendizagem e convivência dos estudantes, nas quais podem comprometer o desenvolvimento integral. Nesse contexto, o esporte, quando orientado por princípios pedagógicos, deixa de ser apenas uma prática física para se constituir em uma estratégia para o desenvolvimento físico, social, emocional e moral. Tais benefícios se expressam em avanços externos, como a estética corporal e a inclusão social, e internos, como o fortalecimento da autoestima, da resiliência e da capacidade de superação. A Pedagogia do Esporte, ao superar o enfoque meramente técnico, assume uma perspectiva construtiva, em busca da formação de cidadãos críticos, conscientes e socialmente participativos. Essa abordagem possibilita a vivência de valores como cooperação, respeito, responsabilidade e disciplina, alinhando-se aos Quatro Pilares da Educação propostos por Delors (2001): aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. Evidências já apontadas por Peserico, Kravchychyn e Oliveira (2015) confirmam que estudantes-atletas do Ensino Fundamental e Médio que participam de atividades esportivas apresentam melhora na disciplina, concentração, interação social e desenvolvimento de competências. A metodologia da pesquisa adotada é a de campo, em que, advém da coleta dos dados diretamente no local onde os fenômenos ocorrem, permitindo a observação e o registro de informações em um ambiente natural da comunidade. A abordagem caracteriza-se como qualitativa de natureza exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação e do esporte vinculados ao projeto Futebol de Rua, que atende estudantes com o principal intuito do desenvolvimento humano. Ressalta-se que a investigação se encontra em andamento e já foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, assegurando os princípios éticos de consentimento e confidencialidade. Espera-se que, de forma preliminar constatar que o esporte, quando aplicado sob uma perspectiva pedagógica, possui potencial de transformação social e educacional, reforçando o papel da escola e dos projetos sociais na formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos.
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