DA ORGANIZAÇÃO AO CUIDADO: O PAPEL DA ENFERMEIRA NA CULTURA ORGANIZACIONAL
Resumo
1) Introdução: A cultura organizacional é a base que orienta os comportamentos e ações das pessoas dentro de uma organização. Ela representa a identidade da empresa, consistindo em um conjunto de valores e crenças que moldam o comportamento de seus membros. Essa cultura pode influenciar na prestação de assistência e administração dentro dos serviços, pois envolve normas padronizadas, que nem sempre são aceitas por todos os colaboradores. Ela reflete a forma como os indivíduos vivenciam a realidade cotidiana e atua como um regulador de ações, criando comportamentos esperados e construindo uma identidade cultural e organizacional. 2) Justificativa: É de suma importância abordar o contexto da cultura organizacional na atuação da Enfermagem, pois ela exerce um papel fundamental, que influencia diretamente as ações profissionais e reflete na qualidade do cuidado prestados. 3) Objetivo: Descrever como a cultura organizacional pode influenciar o trabalho de Enfermagem nos serviços de saúde 4) Método: A investigação ocorreu por meio de pesquisas em fontes bibliográficas, publicadas em Português, no período de 2015 a 2025. 5) Resultados: A cultura organizacional hospitalar, assim como em qualquer instituição, funciona como um guia de conduta para os colaboradores, influenciando diretamente a qualidade do cuidado, o ambiente de trabalho e a satisfação dos profissionais. Sua presença fortalece a educação contínua e o desenvolvimento profissional, contribuindo para melhores resultados. A prática demonstra que, para alcançar o sucesso, uma instituição deve investir em seu público interno, pois são esses colaboradores os principais responsáveis pelos resultados e pelo crescimento do negócio. Uma cultura organizacional positiva facilita a comunicação, o cumprimento das normas e o desenvolvimento dos profissionais. Por outro lado, a ausência de apoio e a imposição de regras podem comprometer a qualidade do atendimento. Uma liderança eficaz e o trabalho em equipe são essenciais para fortalecer a cultura organizacional e promover um ambiente de trabalho saudável para todos. 6) Considerações finais: Organizações que promovem uma cultura de comunicação aberta e apoiam os profissionais continuadamente, deixam um ambiente de trabalho mais eficiente. Por outro lado, culturas baseadas em modelos hierárquicos rígidos podem impactar os níveis de motivação da equipe. Neste contexto, a enfermeira é a agente responsável por disseminar a cultura organizacional entre a equipe, garantindo que os objetivos e valores institucionais sejam compartilhados da forma mais clara possível.
Palavras-chave: Enfermagem; Administração; Gerenciamento; Cultura Organizacional.
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