AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA INFÂNCIA: ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

  • SIMONE DAS GRACAS CLAUDINO ROYK UNIBRASIL
  • Bianca Coelho
  • Janete dos Santos
  • Palome Nascimento
  • Betina Sguario Moreschi
  • Cintia Bellia
  • Karla Ferreira
  • Luma Fernandes
Palavras-chave: Linguagem; Síndrome de Down; Intervenção precoce; Fonoaudiologia; Avaliação da linguagem.

Resumo

Este artigo aborda o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças com Síndrome de Down (SD), considerando suas especificidades neurológicas e fisiológicas, como a hipotonia muscular, déficits cognitivos, alterações orofaciais e atraso global do desenvolvimento. O objetivo principal da pesquisa foi analisar os marcos do desenvolvimento linguístico dessas crianças, identificar sinais de alerta para possíveis alterações no percurso da linguagem e compreender as estratégias utilizadas pela Fonoaudiologia para avaliação e intervenção clínica. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, com levantamento de estudos publicados entre os anos de 2000 e 2023, resultando na inclusão de 11 artigos científicos e livros relevantes à temática. Os resultados apontam que, diante dos distúrbios fonoarticulatórios frequentemente encontrados em crianças com SD, é essencial que a intervenção fonoaudiológica ocorra precocemente, idealmente nos primeiros anos de vida. Essa atuação permite minimizar os impactos negativos no sistema de comunicação oral e promove uma maior autonomia e inclusão social da criança. A estimulação precoce dos aspectos linguísticos, cognitivos e motores é fundamental para o progresso no desenvolvimento da linguagem oral e da comunicação funcional. A pesquisa também evidenciou a importância do reconhecimento precoce, por parte de pediatras e familiares, dos sinais de atraso no desenvolvimento da fala, favorecendo o encaminhamento adequado ao profissional fonoaudiólogo. Conclui-se, portanto, que a atuação fonoaudiológica especializada é indispensável no acompanhamento terapêutico de crianças com Síndrome de Down, contribuindo significativamente para o aprimoramento das habilidades comunicativas e para a qualidade de vida desses indivíduos.

Publicado
2025-12-12
Seção
Fonoaudiologia EAD