EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
UMA ABORDAGEM ANALÍTICA
Resumo
Esse projeto visa desenvolver ações de educação ambiental em escolas, focando na gestão de resíduos sólidos, nas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e no uso consciente de água. O aumento na produção de resíduos sólidos e desperdício de água e falta de sustentabilidade em Curitiba impactam a qualidade de vida de moradores e de todo ecossistema. O objetivo é analisar o impacto das palestras conscientizadoras sobre os assuntos ligados à sustentabilidade, em alunos do ensino infantil e fundamental. O método envolve a aplicação de formulários pré e pós palestras educativas para análise do conhecimento, com materiais visuais atrativos e dinâmicas práticas. O resultado esperado é que as crianças adotem práticas sustentáveis e conscientes, disseminando as informações para suas famílias, com os resultados sendo comparados para medir o impacto do projeto.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA. Gestão de resíduos e reciclagem na capital paranaense. Curitiba, 2019. Disponível em: https://www.curitiba.pr.leg.br. Acesso em: 9 out. 2025.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Munic 2023: 31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões. Agência de Notícias IBGE, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acesso em: 9 out. 2025.
INSTITUTO TRATA BRASIL. Perdas de Água Potável no Brasil – Relatório 2024. São Paulo: Trata Brasil, 2024. Disponível em: https://tratabrasil.org.br. Acesso em: 9 out. 2025.
ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nova York: ONU, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 9 out. 2025.
Copyright (c) 2025 Anais do EVINCI - UniBrasil

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.