A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA SEGUNDO CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PUBLICAS NO ENSINO NOTURNO DA REGIÃO DE CURITIBA

  • Pheterson Luiz BARATTO
  • Luiz Ricardo TONELLO SANTOS
  • Jucimara BANDEIRA
Palavras-chave: ensino noturno, caráter facultativo, educação física escolar, ensino médio

Resumo

O presente estudo versará sobre a importância das aulas de educação física no ensino médio noturno. Abordará os fatores positivos e negativos das aulas no ensino médio, investigando se o ensino noturno assemelha-se ao diurno, visando se ocorre a participação e interesse dos alunos e quais são os conceitos sobre a disciplina. É de caráter obrigatório que todas as escolas ofereçam a disciplina de educação física, inclusive no período noturno. Porém, de acordo com a lei 9394/96, Art. 26§ 3º, o aluno que cumpre uma jornada de trabalho igual ou superior a 6 horas, maior de 30 anos de idade e estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar é facultativo para o mesmo a realização da disciplina. Também alertaremos que o conteúdo aprendido é fundamental e benéfico, estimulando o indivíduo a adotar em seu dia a dia, uma rotina de atividades físicas, prezando sua qualidade de vida. Nesta pesquisa será analisada a participação, interesse e a importância dos alunos nas aulas de educação física no ensino noturno. A pesquisa será realizada em 3 escolas públicas no período noturno, na cidade de Curitiba. Para a coleta de dados, serão utilizados um questionário semiestruturado, composto por 12 questões abertas e fachadas, aplicado aos alunos. O processo de coleta de dados ainda não foi iniciado, sendo a conclusão do artigo prevista para o segundo semestre de 2015.
Publicado
2016-04-14