QUE FATORES INFLUENCIAM NO COMPORTAMENTO DE CONSUMIR DE JOVENS E ADULTOS AO ASSISTIR/SEGUIR UM VLOG?

  • George CALDEIRA
Palavras-chave: vlog, comportamento do consumidor, vlogger Bruna Vieira

Resumo

Com o avanço dos meios de comunicação e popularização da internet aumentou-se a possibilidade de as pessoas tornarem-se conhecidas e reconhecidas e fazer sucesso nas redes sociais.  Em meio às possibilidades surge o Vlog, uma forma interativa e criativa de compartilhar experiências diárias diversas baseadas no interesse comum, sejam elas: moda, viajem, estilo de vida, música, entre tantos outros assuntos. Em meio a essa revolução tecnológica e comunicacional, surge a Vlogger Bruna Vieira, criadora do blog Depois dos Quinze, onde já teve cerca de 130 milhões de acessos desde sua criação em 2008. Focada no público jovem feminino, Bruna domina bem quando o assunto é moda e estilo. E sendo ela um grande ícone do mundo dos vlogs, o problema identificado e que deve ser solucionado é: “Que fatores influenciam no comportamento de consumir de jovens e adultos ao assistir/seguir um vlog? ” O trabalho trará um detalhamento sobre o conceito de vlog. Apresentando quem é a Vlogger Bruna Vieira (sendo ela nosso objeto de estudo) e seu trabalho como vlogger; quais meios de comunicação utilizados pela mesma para a divulgação do vlog. Além de entrevistar fãs, seguidores e/ou apreciadores do Vlog e identificar resultados positivos (do ponto de vista mercadológico) trazidos pela divulgação de marcas pela Vlogger. O motivo da escolha do tema foi porque os vlogs deram abertura para que jovens e adultos dividissem com o público assuntos diversos. É resultado das inúmeras portas que foram abertas com a evolução da internet, que facilitou e aumentou o poder de compra dos consumidores. O que poucos imaginavam é que esse meio fosse tornar-se uma febre e que o mesmo contribuísse na divulgação de um determinado produto, principalmente quando o segmento do vlog é comportamento, moda e beleza. Será realizada pesquisa exploratório para melhor compreensão acerca da definição da teoria e qual a causa para tal popularização do meio de comunicação, fazendo uso de livros, teses, artigos e internet para aprofundamento e confirmação de dados. Além de pesquisas, seu público será entrevistado para se identificar o que os leva a continuar sendo seguidor, curtindo e compartilhando os posts em seu canal do YouTube e de que forma eles sentem-se influenciados a consumir os produtos divulgados por ela. E, para finalizar, fazer uma análise de quais os resultados positivos (do ponto de vista mercadológico) trazidos com a propaganda de marcas pela Vlogger em seus vídeos.
Publicado
2016-06-15