O QUE É A ACOLHIDA NO CRAS?

  • Sara Lúcia Santos Ribeiro STRAPASSON
  • Simone Regina BENTO
  • Talita Sharon MACHADO
Palavras-chave: Acolhida, Serviço, demanda, socioassistencial, vulnerabilidades

Resumo

A Acolhida é uma ação presente em todos os serviços, programas e projetos socioassistenciais, em especial no PAIF (Serviço de Atenção Integral à Família), sendo, muitas vezes, o contato inicial qualificado da família com o SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Trata-se do momento de apreensão da realidade pela escuta das necessidades e demandas das famílias e de publicizar as ações do Serviço e da rede socioassistencial, bem como das demais políticas setoriais. O profissional irá buscar a compreensão das expressões da questão social apresentada, e identificar potencialidades e recursos para a superação das vulnerabilidades. É importante ter esse momento como o início de um vínculo entre Serviço e família, dando segurança ao usuário de expor suas vivências. O estabelecimento do vínculo entre PAIF e usuários é indispensável para a continuidade do atendimento socioassistencial, e integra o reconhecimento da equipe de referência do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) como os profissionais qualificados no atendimento da demanda familiar. A Acolhida tem várias formas de execução, considerando o território, possibilidades, criatividade, metodologia da equipe e a reflexão crítica na decisão de instrumentais que serão utilizados pelos profissionais. As formas mais usadas são: Acolhida Particularizada (com duas ou mais famílias) ou Acolhida em Grupo (com uma família ou um de seus membros), sendo essencial diferenciá-las na recepção antecedente à ação. O objetivo do banner é apresentar A Acolhida, um dos serviços do SUAS, dentro da Política de Assistência Social, e ainda explicitar sobre a importância do mesmo. Os usuários das redes socioassistenciais chegam fragilizados por diversas situações de vulnerabilidades, portanto é essencial que o equipamento social tenha profissionais que realizem escutas qualitativas e sejam críticos propositivos nas intervenções efetivas profissionais.
Publicado
2016-06-15