AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA – EAD COMO DIREITO SOCIAL

  • José Osório do Nascimento NETO
Palavras-chave: METODOLOGIA, AVALIAÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA, EDUCAÇÃO A DISTANCIA, DIREITO SOCIAL, TUTELA ESTATAL

Resumo

Partindo-se do pressuposto de que a educação consiste num direito social e de que o termo “política pública” pode ser tratado como um instrumento jurídico capaz de contribuir com as diversas formas de tutela estatal, este artigo científico tem por objeto a apresentação crítica de breves traços metodológicos que podem interferir no processo virtual de aprendizagem, bem como na verificação avaliativa da educação. O objetivo deste estudo é analisar, de forma descritivo-interpretativa, o cotidiano que envolve a prática docente virtual e seus pressupostos, em especial, sobre as variáveis que podem refletir nas tarefas propostas em sala de aula, tais como: habilidades afetivas; habilidades cognitivas; interação dos participantes; comunicação entre professores e alunos; e, expectativas do professor quanto à inteligência dos alunos. Esta análise crítica, fundamentada por uma breve aproximação entre teoria e prática, justifica-se pela necessidade do avanço do conhecimento científico no ambiente de estudo metodológico para avaliação de políticas públicas educacionais como forma de tutela estatal.
Publicado
2016-06-16