A PRÁTICA DOCENTE DURANTE A GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DA ANATOMIA HUMANA

  • Jéssica TEIXEIRA
  • Sérgio Luiz Ferreira ANDRADE
Palavras-chave: anatomia-humana, aprendizagem, memória

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar como a monitoria do laboratório de anatomia humana tem contribuído para a aprendizagem dos discentes. No Centro Universitário Autônomo do Brasil, a Anatomia Humana é componente obrigatório na grade curricular dos cursos de Bacharelado em Educação Física, Licenciatura em Educação Física, Fisioterapia, Biomedicina, Nutrição, Enfermagem e Farmácia. Por essa razão, é expressivo o número de alunos que assistem às aulas práticas. Para uma parte desses alunos, o conteúdo da disciplina demanda um tempo de estudo superior à carga horária intra-classe, devido ao esforço de memória que a Anatomia Humana exige. Assim, a monitoria é uma alternativa para que os alunos com maior dificuldade possam reforçar sua aprendizagem. Ao mesmo tempo, a monitoria é uma importante vivência da prática de docência, por parte do discente monitor. Até o momento, não foi realizada nenhuma pesquisa de adesão dos discentes à monitoria, nem uma estatística a respeito do desempenho discente na disciplina após tê-la frequentado. Este é um estudo qualitativo, de caráter descritivo. O questionário será composto por cinco questões: (1) turno que o aluno estuda; (2) se o aluno participou da monitoria; (3) frequência com que veio à monitoria; (4) opinião sobre a importância da monitoria; (5) aprovação ou reprovação na disciplina. Após a coleta das respostas, será feita uma estatística descritiva com médias e desvio-padrão para cada pergunta. A amostra será composta pelos alunos dos primeiros períodos diurno e noturno do primeiro semestre de 2015, sendo eles dos cursos: Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Nutrição. Por ainda estar em andamento à pesquisa ainda não apresenta resultados e conclusões.
Publicado
2016-04-14

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