A dança na escola: Como se organiza um projeto de dança contemporânea em um Colégio Estadual na região central da cidade de Curitiba

  • Bárbara Johane SIZANOSKY Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil
  • Ana Letícia Ferreira DE AZEVEDO Centro Autônomo Universitário do Brasil - Unibrasil
Palavras-chave: Dança, Colégio, Estadual, Projeto, Contemporânea,

Resumo

A dança manifestada dentro da escola tem caráter educacional artístico e não artístico profissional (com o objetivo de formar bailarinos), ela deve permitir que o aluno crie, improvise, torne o movimento significativo e expressivo através da mesma, a comunicação é outra área que a dança contempla e é realizada através de passos/movimentos expressivos, ela precisa ser acessível a todos dentro ou fora da comunidade que o cerca e que participa. Longe do objetivo de oferecer fórmulas metodológicas, a dança na escola transcende o papel de comunicação, expressão e cultura corporal valorizando as características expressivas de cada aluno, onde a experimentação aparece através da improvisação, tornando os movimentos significativos, podendo gerar alunos que percebem e sintam prazer em ser expectadores e criadores, longe de julgar o que é belo ou não, mas, apreciar e participar da criação. Para que possamos chegar a esta visão da dança criativa – educativa é necessário que venhamos a refletir sobre o perfil da dança dentro da escola e percebamos que a mesma só é desfrutada na escola em datas comemorativas e com coreografias marcadas, permitindo que a parte prazerosa e criativa de cada aluno não seja qualificada e significativa para o mesmo. Diante deste pressuposto, o principal objetivo desta pesquisa é descrever como um projeto de dança contemporânea em um Colégio Estadual na região Central de Curitiba se relaciona com este tema na escola, a qual não restringe o acesso de pessoas, mas que muitas vezes pode estabelecer vínculos sociais que possam ir além de salas de aula, outro objetivo estabelecido é o de perceber os contextos teóricos da dança na escola, observando o que artigos relacionam ao tema. A metodologia adotada é descritiva e explicativa, explorando o caso como uma forma de perceber a realidade, a verdade acerca da dança na escola. A presente pesquisa encontra-se em desenvolvimento e ainda não concluiu a coleta de dados.

Biografia do Autor

Bárbara Johane SIZANOSKY, Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil
Graduanda do 6º período em Educação Física (Licenciatura) pelo Centro Autonomo do Brasil - Unibrasil.
Ana Letícia Ferreira DE AZEVEDO, Centro Autônomo Universitário do Brasil - Unibrasil
Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Positivo (2005), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de Atividades Rítmicas, Esportes Ginásticos corridas de rua e Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte. É membro do grupo de estudos CEPELS e da ALESDE. É docente na instituição Unibrasil Centro Universitário. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE. A partir de julho de 2016 houve uma alteração no nome da pesquisadora - Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo.
Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física