A construção de auto-identidades e as propostas deEmancipação /libertação na américa latina

  • Flávio Bortolozzi Junior
Palavras-chave: Identidades, Emancipação, América Latina

Resumo

A presente pesquisa tem por escopo destacar a importância do momento da criação de identidades, tendo em conta que um dos pontos basilares da modernidade foi a construção de um sujeito (eurocêntrico) caracterizado pela sua abstração, transcendência, universalidade e autonomia. A criação de identidade deste sujeito traz consigo a criação de uma parcela de excluídos, o que pode facilmente ser percebido na América Latina e demais países periféricos.

Deste modo, mostra-se necessária a construção de novas identidades por partes daqueles excluídos (dos Outros); e não realizada por parte dos dominantes, como meio de auto-afirmação de superioridade e dominação. Esta construção de novos Eu’s pelas vítimas é caracterizada ainda pela relação de ‘dinamismo’ entre estas diversas Auto-Identidades, que se inter-relacionam na vida concreta de seus sujeitos e se complementam na afirmação de uma posição contra-hegemônica que reivindica sua existência na vida concreta (e não na transcendência, na abstração); buscando assim a concretização da sociedade pluralista, “livre, justa e solidária” (democrática) consagrada na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Publicado
2017-04-05
Como Citar
BORTOLOZZI JUNIOR, F. A construção de auto-identidades e as propostas deEmancipação /libertação na américa latina. Cadernos da Escola de Direito, v. 2, n. 11, 5 abr. 2017.
Seção
Artigos do Corpo Docente