“O CAPITAL CULTURAL E A MERITOCRACIA NO ACESSO AO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO”

  • Clayton Gomes Medeiros
  • Hanslilian Correia Cruz Rodrigues
Palavras-chave: Direitos fundamentais, Meritocracia, Isonomia de condições para acesso a ensino público superior

Resumo

O homem enquanto ser social necessita de expectativa de equilíbrio para que o sistema em que vivemos se faça suficiente e harmônico, portanto deve-se demonstrar um sistema que propugne pela igualdade, tanto formal quanto real. O princípio da igualdade se faz presente em nosso ordenamento jurídico e tem-se a ideia de que este norteará todo o ordenamento na busca por posicionamentos justos.

Assim sendo, analisa-se criticamente a educação, inclusive a jurídica, como possibilidade de acesso capital cultural, porém nota-se o distanciamento da isonomia no tratamento que esse sistema meritocrático de acesso ao sistema público de ensino superior causa ao sistema.

Publicado
2015-02-25
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)