COMPREENDENDO GEOPOLITICAMENTE AS DISPUTAS TERRITORIAIS ENTRE CHILE-PERU-BOLÍVIA.

  • Tatiana de Almeida Freitas Rodrigues Cardoso Squeff UFRGS

Resumen

Este texto tem como objetivo principal examinar as ações iniciadas perante a Corte Internacional de Justiça por Peru e Bolívia em face do Chile, respectivamente nos anos de 2008 e 2013, a fim de compreender as motivações que levaram os referidos países à mais alta corte do plano internacional. Incialmente, portanto, discorre-se acerca dos acontecimentos que levaram à Guerra do Pacífico até a adoção dos armistícios que puseram fim aos confrontos armados e determinaram, ao cabo, o aumento territorial do Chile. Na sequência, o trabalho analisa as ações apresentadas à Corte de Haia, explanando os principais argumentos levantados pelas partes, bem como pela própria Corte no que tange ao Peru, a fim de que se possa apontar os possíveis embasamentos geopolíticos que dão sustento às argumentações das partes, quais sejam, da rivalidade de Peter Taylor, e do Domínio dos Mares de Alfred Mahan, apesar de não terem sido externalizadas pelas mesmas. 

Biografía del autor/a

Tatiana de Almeida Freitas Rodrigues Cardoso Squeff, UFRGS
Doutoranda em Direito Internacional pela UFRGS (2014). Mestre em Direito Público pela Unisinos (2012). Pós-graduanda em Relações Internacionais pela UFRGS (2015) e Pos-Graduada em Direito Internacional pela UFRGS (2009) e em Língua Inglesa pela Unilasalle (2008). Professora de Direito Internacional e Relações Internacionais da graduação em Direito do UniRitter e Unifin/RS.
Publicado
2016-11-10
Cómo citar
SQUEFF, T. DE A. F. R. C. COMPREENDENDO GEOPOLITICAMENTE AS DISPUTAS TERRITORIAIS ENTRE CHILE-PERU-BOLÍVIA. Cadernos da Escola de Direito, v. 1, n. 24, p. 69-97, 10 nov. 2016.
Sección
Outros Temas