Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos e está de acordo com as normas para submissão da revista, descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Todos os sutores serão indicados durante a submissão do arquivo, inclusive suas afiliações institucionais (passo 3 da submissão).
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

FORMATOS ACEITOS

A) Artigos: deverão seguir a formatação descrita acima e conter entre 10 e 15 páginas.

B) Resenhas: devem seguir as mesmas normas dos artigos e se limitar a três páginas. Não é necessário resumo e palavras-chave. Livros e obras de referência que sejam objetos de resenha devem ser atuais, com no máximo dois anos de publicação. Resenhas devem vir acompanhadas de capa do livro, em arquivo anexo.

C) Entrevistas: devem ter até oito páginas. Devem conter título, resumo e palavras-chave. Devem vir acompanhadas de fotografia do entrevistado, com os devidos créditos, e currículo do entrevistado. O autor deve incluir um texto de abertura de, no máximo, meia página. São aceitas entrevistas feitas com pesquisadores das áreas da Educação e Humanidades ou com profissionais que falem de temas relevantes a estas áreas.

 

Para padronização dos artigos

a) O trabalho deverá ser digitado em arquivo com extensão .doc ou .docx, com fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 e parágrafo justificado.

b) As páginas devem ser numeradas e configuradas no formato A4 com margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2,5 cm. Os artigos devem conter de 10 a 15 páginas. O total de páginas deve incluir resumos, referências, ilustrações, quadros, tabelas, gráficos etc.

c) Os autores deverão submeter um arquivo (além dos arquivos de imagens, quando houver, de tamanho máximo de 2 MB): o documento não identificado (nomear: “Título do artigo.doc”).

  • (1) Documento não identificado: incluir nesta página: Título (Em fonte Times New Roman, negrito tamanho 14, com iniciais em maiúsculo, parágrafo centralizado). Os resumos devem constar na primeira página juntamente com as palavras-chave. O corpo principal do artigo deve vir na sequência com a seguinte formatação: corpo do texto (fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo justificado, espaçamento 1,5) até o final (com exceção para as citações diretas, com espaçamento simples).

d) Resumos: o trabalho deverá conter resumo em português, com no mínimo 150 palavras, e no máximo 250, em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e parágrafo justificado. Na última linha, deverão ser indicados entre três e cinco palavras-chave, apresentadas com iniciais maiúsculas e separadas por ponto e vírgula.

e) Abstract: o artigo deve conter obrigatoriamente resumo em inglês, com no mínimo 150 palavras, e no máximo 250, em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e parágrafo justificado. Na última linha, deverão ser indicados entre três e cinco keywords, apresentadas com iniciais maiúsculas e separadas por ponto e vírgula. Caso desejar, o autor poderá incluir o resumo em uma terceira língua.

f) Notas de rodapé: as notas inseridas no corpo do trabalho devem ser indicadas por números arábicos, e deverão constar no rodapé da mesma página em que são inseridas. Não se deve utilizar as notas de rodapé para referenciar autores citados no texto. As notas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e parágrafo justificado.

g) Materiais gráficos: as ilustrações, desenhos, etc. devem ser incluídos no artigo com baixa resolução, no local em que devem aparecer, e enviadas em cópia digitalizada (máximo de 2 MB, formato .jpg), No texto, as imagens devem ser mencionadas como figuras ou tabelas e apresentar títulos, fontes e legendas.

h) Figuras e gráficos: devem ser apresentados com os respectivos títulos (imediatamente abaixo da figura, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo justificado, somente a inicial maiúscula) e fonte (imediatamente abaixo do título, Times New Roman, tamanho 10, parágrafo justificado, somente a inicial em maiúscula).

i) Citações: citações com mais de três linhas devem estar separadas num parágrafo próprio, com recuo à esquerda de 4 cm, e corpo 11, entrelinha simples.

j) Referência: referenciar somente as citações que figuram no texto. As referências devem ser organizadas ao fim do trabalho e apresentadas em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Para elaboração das referências, deve-se seguir as normas abaixo:

  • [1] Livro de um só autor: FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2013.
  • [2] Livro com mais de três autores: SOBESTIANSKY, João. et al. Suinocultura intensiva: produção, manejo, e saúde do rebanho. Concórdia: EMBRAPA; CNPSA, 1998.
  • [3] Capítulo de livro: MURAKAMI, Mariane. Jornalismo e imaginação melodramática: representações negociadas em programas televisivos. (in) SOARES, Rosana de Lima; GOMES, Mayra Rodrigues. Profissão Repórter em diálogo. São Paulo: Alameda, 2012.
  • [4] Dissertações ou teses: MARTINS, Maura. Estratégias de representação do real: um olhar semiótico às narrativas do New Journalism e de Linha Direta. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação apresentada à Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2005.
  • [5] Trabalhos apresentados em Congresso: BRONOSKY, Marcelo; SANTOS, Luciane. Vozes e silêncios no campo midiático: uma (falsa) noção de consensos sobre câmeras de segurança em sala de aula. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Curitiba: 2012.
  • [6] Artigos em periódicos científicos impressos: BRAGA, Adriana; GASTALDO, Edison. O legado de Chicago e os estudos de recepção, usos e consumos midiáticos. Porto Alegre: Revista FAMECOS, v. 39, p. 78-84, 2009.
  • [7] Artigos em periódicos científicos online: CANEVACCI, Massimo.  Polifonia dos silêncios. Matrizes, USP, São Paulo, v. 1, n. 2, 2008. p. 107-119. Disponível em: <http://www.matrizes.usp.br/ >. Acesso em 14 de março de 2014.
  • [8] Artigos da internet: CASTILHO, Carlos. O questionamento da confiança na imprensa. Observatório da imprensa. Disponível em <http://www.observatoriodaimprensa.com.br>. Acesso em 20 de janeiro de 2015.
  • [8] Artigos de jornais e revistas: STYCER, Maurício. Mudança no formato não melhora “Fantástico”. Folha de São Paulo. São Paulo, 29 de abril de 2014.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.