Os processos formativos e a atuação docente na modalidade ead: perspectivas a partir de uma nova cultura das tecnologias digitais

  • Eduardo Fofonca
  • Valéria Cristina Vilhena
Palavras-chave: Processos Formativos, Educação a Distância, Cultura das Tecnologias Digitais, Atuação Docente

Resumo

Este artigo analisa um dos desafios principais para a realidade brasileira em educação: a necessidade de um processo formativo para a atuação docente na modalidade. Assim, de que maneira as mudanças apresentadas numa nova cultura das tecnologias digitais afetam os sistemas formativos de aprendizagem docente? Há um processo formativo de aprendizagem docente composto por uma arquitetura pedagógica numa nova cultura das tecnologias digitais? O que se busca diante de tantos questionamentos pertinentes ao trabalho pedagógico com EaD? Esta análise busca um olhar sensível que contribua acerca das potencialidades de alguns saberes implicados na formação docente EaD, enfocando desafios de sua atuação e reconstruindo novos cenários profissionais.
Publicado
2017-02-14