O programa nacional do livro didático (pnld) e significações sobre o manual escolar
Palavras-chave:
Livro didático, Programa nacional do livro didático, Política educacional
Resumo
Este artigo trata do funcionamento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), considerando o mesmo enquanto política educacional desde 1985, tendo como responsabilidade a produção e a circulação de livros didáticos destinados às escolas públicas brasileiras para apoiar o processo de formação dos estudantes matriculados. Nesse sentido, abordam-se aspectos históricos relevantes que antecedem e traduzem a consolidação dessa política na atualidade. O livro didático ou manual escolar, sendo parte resultante desta política, também é aqui considerado de forma a se discutir concepções relacionadas ao livro bem como a relevância deste enquanto ferramenta pedagógica. Para tanto, a discussão orienta-se a partir das ideias destacadas por Alain Choppin sobre as principais funções do livro, como também da contribuição de pesquisadores que transitam no âmbito das políticas educacionais.
Publicado
2017-02-14
Seção
Artigos