Educação física escolar e educação crítica: refletindo necessidades, fomentando a pesquisa

  • Daniele Sotta Ziliotto
  • Rafael Oliveira da Silva
  • Samuel Lourenço
  • Luiz Otávio Hauth
  • Ana Leticia Padeski Ferreira
  • Luciano de Lacerda Gurski
Palavras-chave: Educação Física, Prática Docente, Educação Crítica

Resumo

O presente artigo procurou evidenciar as produções acerca da prática docente e os referenciais que a embasam, especificamente as teorias consideradas críticas. Através de leituras e debates realizados no Grupo de Estudos em Educação Física Escolar da UniBrasil, percebemos uma escassez de produções científicas voltadas para essa temática e a importância de fomentar a discussão e a pesquisa na área, ligada à prática docente. Através do mapeamento de artigos científicos em português, realizados na base de dados Scielo, com as palavras-chave “Educação Física” e “Educação Crítica”, não encontramos nenhuma produção específica que tratasse dessa relação. Tal ausência reforça a importância de se aproximar o campo acadêmico da prática docente, visando a construção de uma sociedade emancipada, como preconizam as teorias pedagógicas críticas.
Publicado
2017-02-14