Formato para a produção dos conteúdos didáticos na modalidade a distância com fundamento na interatividade

  • Mary Lane Hutner
Palavras-chave: Tecnologia Educacional, Conteúdos Didáticos, Interatividade

Resumo

Este trabalho tem a intenção, com base em pesquisa bibliográfica na área da educação a distância e utilizando os documentos legais que estabelecem essa modalidade de ensino como uma opção para os alunos do ensino superior, descrever o processo pelo qual foi definida a diretriz de produção no UniBrasil, que busca mobilizar o aluno para a aprendizagem por meio da diversidade de recursos didáticos, tais como material didático de fundamentação teóricafórunsvídeosconteúdos interativosautoavaliaçãoquestões avaliativas, organizados em unidades autônomas dentro de cada disciplina. Dessa forma, a Instituição pode disponibilizar os conteúdos didáticos produzidos pelos professores-autores nas mais diversas situações: atender cursos de extensão e de nivelamento, disciplinas isoladas e demais casos em que o conteúdo da unidade de aprendizagem seja necessário para o aprofundamento do conhecimento. A intenção deste artigo é apresentar os aspectos relevantes da construção do formato de produção dos conteúdos didáticos e discutir sua importância para proporcionar interatividade entre os atores do processo de ensino e aprendizagem.
Publicado
2017-02-14