Parâmetros de qualidade de obras de literatura infantil

  • Gabriela Clemente Antonio
  • Hevellin Diana da Silva Almeida
Palavras-chave: Avaliação, Educação, Obras de literatura, Qualidade

Resumo

Este artigo se propõe a investigar as concepções de qualidade de obras de literatura destinadas às crianças, na perspectiva do Governo Federal, da produção científica sobre o tema e dos profissionais da educação. Para tal objetivo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) descrição dos critérios de avaliação e seleção das obras de literatura dos Editais de Convocação para Inscrição no PBE; b) identificação das críticas aos critérios de seleção das obras literárias destinadas às escolas públicas pelo PNBE; c) identificação e análise da concepção de literatura de “boa qualidade” presente nos estudos científicos sobre literatura infantil e nos discursos dos profissionais da educação da rede pública de Curitiba e Região Metropolitana. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e tem por finalidade sinalizar critérios e críticas existentes à seleção de acervos das obras de literatura realizada pelo Programa. Também foi feita uma entrevista com 36 profissionais da educação da rede pública de ensino de Curitiba e Região Metropolitana que avaliaram a concepção de qualidade em literatura infantil, com 17 itens formulados a partir de um roteiro, com questões fechadas (94%) e aberta (6%) sobre o assunto. Constatou-se que o nível de conhecimento em relação ao PNBE por parte dos profissionais de ensino que participaram da pesquisa pode ser considerado básico, superficial e não aprofundado. A concepção de qualidade em literatura infantil desses profissionais está ligada principalmente à boa ilustração da obra.
Publicado
2017-02-15