As interferências das políticas de currículo na ação cotidiana do gestor escolar

  • Mary Lane Hutner
Palavras-chave: Gestão Escolar, Gestão Democrática, Gestor Escolar, Políticas de Currículo

Resumo

Este estudo apresenta algumas reflexões sobre as interferências das políticas de currículo na gestão escolar tendo como fundamento a garantia do direito a educação de qualidade social, com uma formação para a cidadania que considerem as diferenças e a diversidade social, econômica e cultural. Para isso, o gestor escolar no desempenho de suas atribuições administrativas, pedagógicas e políticas, e embasados na legislação educacional vigente, têm que oportunizar um ambiente escolar democrático que seja propício para a construção do Projeto Político Pedagógico que atenda os anseios e as necessidades da comunidade escolar. O currículo escolar quando produzido de forma coletiva, e considerando os fatores sociais, econômicos, culturais e pedagógicos da comunidade escolar, pode proporcionar uma formação para a cidadania por meio de atividades pedagógicas que incluam e respeitem os sujeitos de direitos. Nesta perspectiva, é fundamental que o gestor escolar conheça as políticas de currículo e avaliação implementadas pelos órgãos governamentais, bem como suas intencionalidades, e promova avaliações, discussões e ações democráticas que atendam os sujeitos na sua diversidade e singularidade. O desafio do gestor escolar é gerir a escola por meio de caminhos democráticos que oportunize diálogos com as diversidades e dessa forma, promova a justiça social para todos os cidadãos que, muitas vezes, tem na escola a única oportunidade de ascensão social.
Publicado
2017-02-15