A inclusão das pessoas com deficiência tem sido uma proposta norteadora na Educação Superior. O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre a Inclusão no Ensino Superior, tendo como embasamento teórico a literatura vigente e o pensamento sistêmico. Nesse sentido, nota-se uma certa dificuldade em encontrar estratégias de inclusão no setor educacional quando se trata da deficiência intelectual, assim como, um despreparo das instituições em relação à prática pedagógica, a capacitação do professor para trabalhar com o processo ensino aprendizado e a falta de psicopedagogos e profissionais especializados no comando das ações de inclusão que contribuem para esse cenário. Como as iniciativas para a inclusão de alunos com deficiência nos cursos de nível superior ainda são muito recentes, é natural que encontremos obstáculos de todo tipo. Porém, grande parte da literatura sobre o tema destaca as barreiras atitudinais e pedagógicas encontradas na interação com os docentes, apontando-as como um obstáculo mais importante para a inclusão dos alunos com deficiência do que as barreiras físicas.
Biografia do Autor
Andréa Muniz de Carvalho Fontolan, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Centro Universitário Campos de Andrade-Uniandrade
Mestre em Engenharia da Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento (FAE/UFSC). Atua como professora de graduação no curso de Pedagogia no Centro Universitário Campos de Andrade-Uniandrade.
Luciana Vieira Parra, Universidade de Barcelona
Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona/Espanha. Atua como professora pesquisadora no curso de Pedagogia do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.