OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR

  • Andréa Muniz de Carvalho Fontolan Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro Universitário Campos de Andrade-Uniandrade
  • Luciana Vieira Parra Universidade de Barcelona Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Palavras-chave: Universidades, Educação Inclusiva, Desafios, Interação professor-aluno

Resumo

A inclusão das pessoas com deficiência tem sido uma proposta norteadora na Educação Superior. O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre a Inclusão no Ensino Superior, tendo como embasamento teórico a literatura vigente e o pensamento sistêmico. Nesse sentido, nota-se uma certa dificuldade em encontrar estratégias de inclusão no setor educacional quando se trata da deficiência intelectual, assim como, um despreparo das instituições em relação à prática pedagógica, a capacitação do professor para trabalhar com o processo ensino aprendizado e a falta de psicopedagogos e profissionais especializados no comando das ações de inclusão que contribuem para esse cenário. Como as iniciativas para a inclusão de alunos com deficiência nos cursos de nível superior ainda são muito recentes, é natural que encontremos obstáculos de todo tipo. Porém, grande parte da literatura sobre o tema destaca as barreiras atitudinais e pedagógicas encontradas na interação com os docentes, apontando-as como um obstáculo mais importante para a inclusão dos alunos com deficiência do que as barreiras físicas.

Biografia do Autor

Andréa Muniz de Carvalho Fontolan, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro Universitário Campos de Andrade-Uniandrade
Mestre em Engenharia da Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento (FAE/UFSC). Atua como professora de graduação no curso de Pedagogia no Centro Universitário Campos de Andrade-Uniandrade.
Luciana Vieira Parra, Universidade de Barcelona Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona/Espanha. Atua como professora pesquisadora no curso de Pedagogia do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.
Publicado
2018-05-18
Seção
Artigos