A dor e a delícia de ser professor: uma análise do trabalho na rede estadual de ensino de São Paulo

  • Graciela Sanjutá Soares Faria
  • Alessandra Rachid
Palavras-chave: Professor, Trabalho, Rede Pública de Ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o trabalho dos professores do ensino médio e fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, considerando salários, benefícios, carreira e como avaliam o próprio trabalho. Para levantar estas informações, foram coletados dados na RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais), foi aplicado um questionário com 95 professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, 17 dos quais também entrevistados. Observou-se que há uma concentração de professores nas faixas salariais de 0 a 10 salários mínimos e que não existem diferenças expressivas neste aspecto entre os gêneros. Os professores contam com uma evolução funcional baseada numa pontuação acumulada. Até 2005 o critério era apenas a formação acadêmica. Depois, foram incluídas a atualização e a produção científica-cultural. Na opinião dos professores pesquisados, os piores aspectos da profissão são o relacionamento com os alunos, os baixos salários e as salas numerosas. Os melhores aspectos são o aprendizado dos alunos, o prazer de ensinar, a possibilidade de realização profissional e também o relacionamento com os alunos.

Publicado
2017-02-20
Seção
Artigos do Corpo Docente