Práticas pedagógicas no curso superior de administração: uma abordagem transdisciplinar e o processo ensino-aprendizagem sociotécnico

  • Ligia Silva Leite
Palavras-chave: Administração de Empresas, Transdisciplinaridade, Práticas Pedagógicas

Resumo

O currículo do curso superior de Administração de Empresas vem sofrendo adaptações nos últimos anos em função, principalmente, das exigências sociais. O administrador não é mais somente um gestor de “recursos” e, no seu cotidiano profissional, estão cada vez mais presentes as exigências da sociedade por uma administração justa, responsável e ética. Entretanto, em um mundo no qual cada vez mais as transações empresariais se voltam para um ambiente técnico sustentado pela evolução da virtualidade, há de se buscar soluções pedagógicas que previnam um esvaziamento do real, uma desumanização das empresas. No presente artigo é desenvolvida uma análise de princípios sóciofilosóficos a partir de Lévy, Baudrillard e Quéau e princípios pedagógicos a partir de Freire e Morin que podem vir a nortear as práticas pedagógicas deste curso de acordo com a perspectiva transdisciplinar.

Publicado
2017-02-20
Seção
Artigos do Corpo Docente