Netnografia para compreender as relações entre marca e consumidor: o uso do facebook como canal de marketing da rádio 98fm

  • Débora Carolina Colombo
  • Gisele Ceschim
Palavras-chave: Netnografia, Marketing Digital, Marca, Redes Sociais, Rádio 98FM

Resumo

O presente artigo tem por objetivo avaliar a influência do facebook da Rádio 98FM em relação aos seus curtidores de acordo com postagens focadas em relacionamento; informação e diversão. Hoje as pessoas vivem conectadas, e gerando conteúdo ao mesmo tempo em que recebem. Nesse ambiente, chamado de ciberespaço, existem comunidades online em que seus membros interagem e mostram muitas vezes seus gostos e hábitos de consumo, e também suas opiniões referentes a marcas e empresas. Com um estudo feito na página da rádio, buscou-se mostrar a eficácia do método netnográfico, para compreender a relação entre marca e consumidores, e como ele contribui para o desenvolvimento das estratégias de marketing digital. Antes da pesquisa online, o trabalho traz uma breve trajetória da evolução da comunicação e do marketing, que deu um grande salto com a disseminação da internet, evidenciando a necessidade das marcas estarem inseridas e ativas no meio digital.
Publicado
2017-02-23