Práticas de gestão nas franquias de fast food: um estudo multicaso

  • Chrystieli Fatima Cambrussi
  • Daniele de Camargo Garcia
  • Luis Henrique Cordeiro Polli
  • Paulo Fernando Cherubin
Palavras-chave: Práticas de Gestão MEG, Franquias, Fast Food

Resumo

Este estudo de caráter exploratório teve como objetivo, identificar o grau de estruturação das práticas de gestão nas franquias do setor alimentício de fast food, em comparação com a evolução das gerações destas franquias. Com base em uma pesquisa quantitativa foi realizado um estudo multicaso, em 16 franquias do setor alimentício, estabelecidas nas praças de alimentação dos principais shoppings de Curitiba. Por meio de um questionário estruturado foram realizadas entrevistas com os gestores destas franquias. Neste estudo levantou-se a hipótese que quanto mais elevada as gerações de franquias, mais práticas de gestão do MEG são utilizadas de forma estruturada. Buscou- se identificar as práticas de gestão proposto pelo modelo da excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), através das gerações de franquias. Foram utilizados como autores principais: Plá (2001), Tieghi (2010), Ribeiro (2011) e FNQ (2014), para descrever os critérios das práticas de gestão do MEG, o conceito de franquias e suas gerações.
Publicado
2017-02-23