A gamificação como ferramenta de engajamento do público interno

  • Everton Cesar Ribas Ferreira
  • Fabiane Lubke Machado
  • Imaculata Zancanaro Camatini
  • Josué Alexandre Sander
Palavras-chave: Engajamento, gamificação, público interno

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a relação entre ações de engajamento do público interno das empresas que aplicaram gamificação. Justifica-se o presente estudo, o fato de que os artifícios dos jogos podem inspirar o comportamento dos colaboradores, tornando-os comprometidos com as metas da empresa, bem como motivados a permanecer na organização por mais tempo. Neste contexto, busca-se identificar as características do público interno, relacionando-as com os atributos dos jogos compatíveis à realidade deste meio e que possam contribuir com o engajamento. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a pesquisa de campo e a abordagem qualitativa com três estudos de caso de empresas que aplicaram a ferramenta de gamificação, apoiada pela pesquisa bibliográfica a fim de proporcionar maior conhecimento sobre o tema. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os gestores e funcionários das empresas. Por fim, a análise dos dados evidenciou que a utilização das mecânicas adequadas, implantadas a partir da análise do contexto organizacional, levou ao alcance dos objetivos propostos.
Publicado
2017-02-23