Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGO NA REVISTA EXPRESSÃO

O artigo submetido à apreciação do Conselho Editorial da Revista Expressão deve, necessariamente, ser relacionado a um dos eventos promovidos pelo Centro Universitário UniBrasil.  Sendo uma publicação voltada à arte, cultura, gênero, sustentabilidade e/ou responsabilidade social; acadêmica porém não científica, os textos terão caráter opinativo, com a estrutura de uma resenha, ou seja, de resumo, síntese, destacando os pontos principais do tópico, palestra, ou atividade cultural oferecida pela instituição.

Resenha, de forma geral, é a apreciação de uma obra de forma avaliativa e crítica, apresentando seus aspectos sintetizados em conteúdos relevantes para o entendimento do leitor.

Para a Revista Expressão, trata-se de um trabalho acadêmico que contém a apresentação do argumento do autor sobre conteúdo de uma matéria, palestra, apresentação musical, peça teatral ou outra atividade/conteúdo cultural e sua apreciação crítica. Resenha, neste caso, consiste na apresentação do tema, discurso sobre o assunto de relevância nas questões de gênero, sustentabilidade ou responsabilidade social, ou então, após assistir à apresentação, elaborar resumo e crítica, com o intuito de formular conceito sobre o evento e seus possíveis desdobramentos.

 

Objetivos:

Destacar o tema principal abreviando o tempo do leitor na identificação do assunto, argumentado e articulado pelo resenhista.

Estimular o leitor a compreender e criticar um tema ou evento, que tem a finalidade principal de ampliar a formação cultural.

 

Elementos a serem apresentados na resenha, nesta ordem:

  • Título (título da resenha que identifique o resenhado).
  • Resumo (texto resumo contendo entre 350 e 500 caracteres, com o objetivo da resenha).
  • Corpo do texto (apresentação do texto dissertativo, entre 5000 e 9000 caracteres), síntese do conteúdo, caracterizando a área do conhecimento e o objetivo, uma breve análise estrutural, ou seja, apresentação global do conteúdo e conclusão com apreciação crítica. Este texto deve conter a avaliação crítica, argumentativa, em que se apresente (não necessariamente nesta ordem): identificação do palestrante ou da obra observada, o tema sobre o qual discorreu o palestrante ou o da obra analisada, a importância acadêmica da apresentação.
  • Autor:

Membros da comunidade acadêmica: título antes do nome, nome, professor da instituição X.

Não membros da área acadêmica: título (se houver), nome, função na empresa/órgão e nome da empresa.

Havendo mais de um autor, a apresentação deve seguir ordem alfabética dos nomes.

 

Apresentação Gráfica:

  • Digital, para papel A4 (210x297).
  • Margens: superior e esquerda, inferior e direita 2,5 cm.
  • Características: fonte Arial, tamanho 11, alinhamento justificado. Evitar o uso de negrito.
  • Espaçamento: 1,5 entre linhas para todo texto.

Observação:

Caso haja necessidade de citação no texto da resenha, isso deve ser feito entre aspas, identificando autor e obra, já que o artigo não contempla referências bibliográficas.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTO DE APRESENTAÇÃO DE SEÇÃO NA REVISTA EXPRESSÃO

O artigo submetido à apreciação do Conselho Editorial da Revista Expressão, quando de apresentação de uma seção específica, deve, necessariamente, ser relacionado a uma das suas áreas:

 

a)    Projeto UniBrasil Futuro – a importância da cultura na formação profissional;

b)    Projeto Academia UniBrasil – a importância do complemento cultural na formação pessoal;

c)    Gênero – abordagem livre da situação atual;

d)    Sustentabilidade e Responsabilidade Social – abordagem livre do impacto social e/ou educacional das atividades;

e)    Parcerias – vantagens da parceria na promoção da cultura;

f)     Teatro e outras formas culturais – importância na formação pessoal e profissional.

 

Sendo uma publicação voltada à arte, cultura, gênero, sustentabilidade e/ou responsabilidade sócia;, acadêmica, porém não científica, os textos terão caráter opinativo, com a estrutura de uma resenha, ou seja, de resumo, síntese, destacando os pontos principais do tópico ou atividade cultural.

Resenha, de forma geral, é a apreciação de uma obra de forma avaliativa e crítica, apresentando seus aspectos sintetizados em conteúdos relevantes para o entendimento do leitor.

Para a Revista Expressão, trata-se de um trabalho acadêmico que contém a apresentação do argumento do autor sobre conteúdo escolhido, de uma matéria, palestra, ópera, peça teatral ou outra atividade/conteúdo cultural e sua apreciação crítica. Resenha, neste caso, consiste na apresentação do tema, discorrendo sobre o assunto de relevância nas questões de gênero, sustentabilidade ou responsabilidade social, elaborar resumo e crítica, com o intuito de formular conceito sobre o tema e seus possíveis desdobramentos.

 

Objetivos:

Destacar o tópico abreviando o tempo do leitor na identificação do assunto, argumentado e articulado pelo resenhista.

Estimular o leitor a compreender e criticar uma questão, que tem a finalidade principal de ampliar a formação cultural.

 

Dados a serem apresentados na resenha, nesta ordem:

  • Título (título da resenha que identifique o resenhado).
  • Corpo do texto (apresentação do texto dissertativo, entre 5000 e 9000 caracteres), síntese do conteúdo, caracterizando a área do conhecimento e o objetivo, uma breve análise estrutural, ou seja, apresentação global do conteúdo e conclusão com apreciação crítica.
  • Identificação do autor:
  • Autor:

Membros da comunidade acadêmica: título antes do nome, nome, professor da instituição X.

Não membros da área acadêmica: título (se houver), nome, função na empresa/órgão e nome da empresa.

Havendo mais de um autor, a apresentação deve seguir ordem alfabética dos nomes.

 

Apresentação Gráfica:

  • Digital, para papel A4 (210x297).
  • Margens: superior e esquerda, inferior e direita 2,5 cm.
  • Características: fonte Arial, tamanho 11, alinhamento justificado. Evitar o uso de negrito.
  • Espaçamento: 1,5 entre linhas para todo texto.

 

Observação:

Caso haja necessidade de citação no texto da resenha, isso deve ser feito entre aspas, identificando autor e obra, já que a apresentação não contempla referências bibliográficas.

UNIBRASIL FUTURO

Tem como objetivo a manutenção de um canal permanente de divulgação e discussão de ideias e de variados pontos de vista, como forma de pensar o Brasil, seu momento, perspectivas e possibilidades. Os artigos da seção abordam os principais eventos do ano sob a ótica de autores pertencentes ao quadro do centro universitário, de outras instituições de ensino ou comunidade.

ACADEMIA UNIBRASIL

Concebido com os objetivos de convidar pessoas vitoriosas na vida pessoal e profissional para ministrar palestras, relatando suas carreiras e trajetórias; e especificamente proporcionar acréscimo da motivação dos alunos aos estudos, mediante conhecimento dos exemplos positivos desses palestrantes.  Os artigos privilegiam as diferentes perspectivas de abordagem sobre o tema.

EVENTOS ESPECIAIS

Entendendo a importância de parcerias para melhor cumprir a missão de oferecer ensino de qualidade e formação ética para a vida, os eventos temas dos artigos são compartilhados com várias outras instituições, sempre com ênfase cultural e educacional. A união de energias, vocações, aspirações, capacidades e recursos para a consecução de objetivos comuns produz excelentes resultados e os artigos refletem esta realidade.

ATIVIDADES ACADÊMICAS

A seção aborda atividades operacionalizadas através das Escolas do UniBrasil Centro Universitário, que contam com programas acadêmicos modernos, voltados ao conhecimento técnico específico de cada área, ao desenvolvimento de raciocínio lógico e crítico e à formação humana. Traz comentários, entrevistas e outros textos que não se caracterizam como artigos.

GÊNERO

A seção contempla artigos sobre a questão de gênero em suas múltiplas abordagens, com afinidade entre seu foco acadêmico. Registra, também, a realização anual do projeto Mulheres Paranaenses que tem entre seus objetivos reconhecer e registrar exemplos de vida e de trabalho e a extraordinária importância da presença feminina para o estado do Paraná, homenageando mulheres que, com sua atuação e competência, destacaram-se e contribuíram decisivamente para o desenvolvimento científico, cultural, artístico e empresarial.

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Os temas são essenciais e praticamente complementares, abre-se nesta seção espaço para artigos que os abordam e para o registro de atividades voltadas especificamente às áreas, sejam elas acadêmicas ou empresariais.

CULTURA UNIBRASIL

A seção contempla atividades culturais e de incentivo à cultura. As experiências compartilhadas pela vivência cultural enriquecem o conhecimento, ampliam os horizontes e fortalecem o pensamento crítico. Projetos como o Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil e outros desenvolvidos dentro e fora da comunidade, que promovem o diálogo necessário à formação ética e cidadã. A seção traz também comentários, entrevistas e outros textos que não se caracterizam como artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.