Programa de formação docente do UniBrasil

  • Wanda Camargo Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

Resumo

O programa de formação docente - Jornada Acadêmica - acontece no início de cada semestre letivo, e nele são abordados temas de relevância para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. 

As funções docentes são consideradas essenciais para a instituição, e a Jornada propicia momentos de vivência reflexiva e cooperativa e provoca reflexão sobre a avaliação dos Projetos Integradores, que são atividades curriculares obrigatórias formadas pela resolução de problemas reais no contexto profissional de cada curso.

Os Projetos Integradores do UniBrasil estão alinhados às propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso, como referência para organizar os planos de ensino, permitindo a reflexão, produção do conhecimento significativo e priorizando suas áreas na construção de saberes que permitam o desenvolvimento de um profissional comprometido com a sociedade.

Nas oficinas, os docentes cumprem o objetivo de cada jornada, compartilhando conhecimentos diversos das áreas específicas de cada curso e realizando uma integração rica de saberes para ideias de projetos e possibilidades de avaliação diferenciada. Além disso, nas oficinas os professores vivenciam estratégias de ensino diversas para conhecer ferramentas pedagógicas que facilitam o ensino-aprendizagem, por meio das práticas oferecidas, promovendo um espaço social de trocas entre os participantes, momentos de descontração que permitem uma integração do grupo, além do aprimoramento do ensino remoto, instrumentalizando-os para o uso criativo e adequado das tecnologias da informação e de metodologias visando ao aprendizado efetivo e dinâmico.

Palestras e lives (ambiente remoto) com convidados de outras instituições, experts em suas respectivas áreas que trazem um novo olhar aos procedimentos da rotina institucional, orientam a programação do ensino no ambiente virtual, trazem metodologias e técnicas destacadas no período de crise pandêmica e estimulam à atenção da saúde física e mental.

Reunidos, professores discutem e apresentam seus cases de sucesso, como incentivo e exemplo do que tem dado certo neste período dentro da instituição.

Publicado
2021-11-22
Seção
CULTURA UNIBRASIL - Atividades Acadêmicas