O Ensino Superior forma profissionais? Sim, mas quais?

  • Marion Brepohl

Resumo

A maioria dos jovens, entre 18 e 25 anos está às voltas com perguntas decisivas em suas vidas: o universo afetivo, o sentido da vida, o sustento, a carreira. Tais questões podem parecer muito convencionais, pois não escapam ao que os pais e a sociedade esperam deles, e não somente por uma questão financeira, mas existencial; com estas, desenha-se o projeto de vida, algo em torno da imprecisa noção de felicidade. Logo, para quem pode escolher, carreira não é somente um emprego, é parte de suas realizações.

Portanto, quem está próximo a procurar os caminhos do Ensino Superior já é uma pessoa com algum poder, ao menos poder aquisitivo. Já tem o poder de fazer escolhas, que o permite deixar de pertencer àquela faixa da sociedade precarizada, à mercê da informalidade, que hoje chega a cerca de 52% no Brasil.

Biografia do Autor

Marion Brepohl

Professora Titular em História Contemporânea da UFPR. Doutora em História pela UNICAMP; pós doutorado pela Universidade Livre de Berlim e pela Universidade Sorbonne – Paris I. Bolsista do CNpq.

Publicado
2022-11-09
Seção
ACADEMIA UNIBRASIL