PENSO, LOGO ENSINO

  • Gabriel Perissé

Resumo

Além de pensarmos a respeito do que nos rodeia, somos capazes de pensar sobre o nosso próprio pensamento.

Uma sensação única. Uma sensação que ninguém pode emprestar a ninguém. Tal experiência é a chamada “experiência reflexiva”.

Pensativos diante dos pensamentos que brotam dentro de nós, somos convidados por nossa própria mente a fazer exercícios combinados com a imaginação, a memória e a sensibilidade. E, claro, com a linguagem.

Uma das nossas maiores surpresas nesse tipo de exercício é perceber que a nossa mente nem sempre se comporta de maneira lógica, racional e previsível. Nossa reflexão reflete essa nossa condição. Somos seres racionais, mas ao mesmo tempo somos seres sonhadores, temos intuições incríveis e corremos o risco do autoengano, as ideias fixas podem nos paralisar e solucionamos problemas intrincados, inventamos histórias fantásticas e acreditamos em coisas impossíveis de provar, defendemos ideias contraditórias, inventamos piadas, e conferimos novos sentidos a antigos significados...

Em suma, não é fácil entender o zigue-zague da mente humana, por mais inteligentes que sejamos!

Toda essa riqueza mental entra em jogo na dinâmica do ensino-aprendizado.

Como especialistas também na arte de pensar, nós, professores, reconhecemos diariamente essa riqueza, seja no comportamento dos nossos alunos, seja em nós mesmos, atuando como docentes.

Biografia do Autor

Gabriel Perissé

Professor da PUCRS, doutor em Filosofia da Educação (USP), doutor em Teologia (PUCRS), mestre em Teologia (PUCRS), mestre em Literatura Brasileira (USP). Pós doutorado em Filosofia e História da Educação (Unicamp). É autor de mais de 25 livros, tradutor de diversas obras de autores consagrados.

Publicado
2023-12-11
Seção
UNIBRASIL FUTURO