PENSO, LOGO ENSINO
Resumo
Além de pensarmos a respeito do que nos rodeia, somos capazes de pensar sobre o nosso próprio pensamento.
Uma sensação única. Uma sensação que ninguém pode emprestar a ninguém. Tal experiência é a chamada “experiência reflexiva”.
Pensativos diante dos pensamentos que brotam dentro de nós, somos convidados por nossa própria mente a fazer exercícios combinados com a imaginação, a memória e a sensibilidade. E, claro, com a linguagem.
Uma das nossas maiores surpresas nesse tipo de exercício é perceber que a nossa mente nem sempre se comporta de maneira lógica, racional e previsível. Nossa reflexão reflete essa nossa condição. Somos seres racionais, mas ao mesmo tempo somos seres sonhadores, temos intuições incríveis e corremos o risco do autoengano, as ideias fixas podem nos paralisar e solucionamos problemas intrincados, inventamos histórias fantásticas e acreditamos em coisas impossíveis de provar, defendemos ideias contraditórias, inventamos piadas, e conferimos novos sentidos a antigos significados...
Em suma, não é fácil entender o zigue-zague da mente humana, por mais inteligentes que sejamos!
Toda essa riqueza mental entra em jogo na dinâmica do ensino-aprendizado.
Como especialistas também na arte de pensar, nós, professores, reconhecemos diariamente essa riqueza, seja no comportamento dos nossos alunos, seja em nós mesmos, atuando como docentes.