ESTUDANDO O PASSADO E O PRESENTE PARA MELHORAR O FUTURO

  • Anselmo Chaves Neto
  • Isabella Andreczevski Chaves

Resumo

A estatística é considerada uma ciência que estuda o passado e o presente para melhorar o futuro, e suas aplicações mostram isso claramente. A inclusão da estatística na educação atual, desde o nível médio ao superior, permite compreender fenômenos do mundo e da sociedade. Sua utilização impacta organizações de diversas áreas e também a vida pessoal de trabalhadores, estudantes, e mesmo aqueles que apenas querem lazer: aplicativos de celulares sem os quais a vida seria considerada muito mais árida e complexa, tem sua tecnologia fortemente baseada nos postulados estatísticos, cujos métodos representam não apenas uma etapa do processo de inovação tecnológica, mas sim um novo modelo de percepção da realidade.

Biografia do Autor

Anselmo Chaves Neto

Engenheiro Civil e Matemático, professor da graduação em Estatística e do Programa de Pós Graduação em Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia (PGMNE/UFPR). Especialização em Processamento de Dados (FAE), Mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Isabella Andreczevski Chaves

Engenheira Civil, Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR),  mestre em Engenharia de Estruturas (USP) e doutora em Métodos Numéricos em Engenharia (UFPR); Doutoranda DCC/UFPR.

Publicado
2023-12-12
Seção
EVENTOS EM PARCERIA