Análise dos métodos de ensino do futsal em escolas e centros de formação de atletas em Curitiba

  • Victória Sousa Gomes Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil
  • Anderson Juliano Souza Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil
  • Tais Glauce Fernandes de Lima Pastre Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil
Palavras-chave: Futsal, Método, Formação

Resumo

Presente na vida de várias crianças, jovens e adolescentes o futsal tem sido uma ferramenta muito importante na formação física, social e cultural destas. Devido a esta forte influência este estudo tem por objetivo analisar os métodos de ensino aplicados no futsal, em escolas e centros de formação de atletas de Curitiba. A pesquisa será desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira uma revisão de literatura sobre os conceitos dos métodos, abordagens, objetivos e processos pedagógicos. E a segunda referente a uma pesquisa de campo e filmagem das aulas, utilizando como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas, avaliado por 03 docentes do Centro Universitário Autônomo do Brasil – Unibrasil e análise dos vídeos feita pelos pesquisadores do estudo. O questionário foi composto por perguntas que procuraram detectar, qual método utilizado, o motivo da escolha do método pelo profissional, os benefícios e malefícios que esse método oferece aos alunos e o conhecimento teórico que o profissional possui sobre os métodos existentes. Tendo envolvimento direto com a iniciação esportiva, os métodos de ensino, formas de aprendizagem e princípios metodológicos nos esportes coletivos, necessitam ser conduzidos por um responsável que conduza o planejamento, organização e direção das diversas tarefas e atividades que realizarão seus aprendizes. (NAVARRO, A.C. ALMEIDA, R. SANTANA, W. 2015).

Como projeto piloto, participaram da pesquisa cinco professores graduados em Educação Física e licenciados pelo CREF-PR atuantes em clubes e escolas de Curitiba. Para análise, dividimos em 3 grupos, de acordo com as respostas encontradas: Grupo 1 (G1): Outros métodos; Grupo 2 (G2): Método Global-Funcional; Grupo 3 (G3): Método Analítico-Sintético. Os resultados parciais encontrados foram: G1 - 20% disseram não ter conhecimentos sobre os métodos aplicados ao futsal, escolhendo outras formas como método de ensino; G2 - 80% disseram possuir o conhecimento sobre os métodos aplicados ao futsal, utilizando o método global-funcional como prática de ensino. Referente ao método analítico-sintético, nenhum entrevistado optou por este método. Por enquanto são esses os resultados parciais, logo definiremos o resultado final.

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física