A participação e a motivação nas aulas de educação física no ensino médio

  • Gabriel Schwerz Rezende Unibrasil
  • Tais Pastre Unibrasil
Palavras-chave: motivação, ensino médio, aluno.

Resumo

Durante o ensino médio existe necessidade de conhecer o interesse do aluno e qual a motivação que desperta o interesse em participar das aulas de Educação Física. O estudo vai possibilitar conhecer mais as aspirações dos alunos do ensino médio, suas preferências em termos de atividades físicas e esportes, mostrando fatores que podem influenciar na sua motivação.                            Apresentar fatores que contribuem para motivar os alunos que estão no ensino médio da escola pública nos períodos matutino e vespertino, buscando melhorar a participação de todos. Realizar um levantamento da produção teórica sobre a motivação e participação de alunos do ensino médio em aulas de Educação Física. Analisar os resultados coletados junto aos alunos do ensino médio por meio de um questionário. Apresentar as possíveis soluções diante da análise da pesquisa de campo, e dos referenciais teóricos pré-estabelecidos. Para comprovação da hipótese e alcançarmos o objetivo de conhecimento verdadeiro sobre o problema levantado, usaremos a pesquisa qualitativa usando o método dedutivo por que este método na maioria das vezes nos dá ocorrências dos fenômenos particulares. (MARCONI e LAKATOS,1991)  O estudo será feito com os alunos do 1°, 2° e 3°ano do ensino médio em uma escola pública na região central de Curitiba, usando amostra simples, com entrevista de auto preenchimento pelo entrevistado.                             Serão aplicados 60 questionários divididos em 10 para cada série. A tabulação será feita de forma manual e a apresentação dos dados será através de tabela com números absolutos e porcentagem. Para Chicati (2000, p.100) não se pode esquecer da relação pessoa-meio que será decisiva nas ações humanas, pois se sabe que cada indivíduo pode se motivar por si só (intrinsecamente), porém na maioria das vezes são os fatores externos (estímulos) que se desencadeiam a motivação. Segundo Zambon e Rose (2012, p.8) a falta de motivação é muito utilizada pelos professores para explicar os resultados negativos quanto à aprendizagem e aproveitamento escolar dos alunos. Uma das limitações para o uso dessa explicação é que favorece uma visão da motivação como algo que o aluno possui ou não. A análise crítica tenta explicar o fenômeno e as relações existentes entre ele usando processo matemático e estatístico para comprovação ou refutação da hipótese por meio de análise. A interpretação dos dados relatando as principais descobertas e a conclusão do resultado da investigação. Abrir discussão sobre o tema da motivação dos alunos do ensino médio com base nas informações colhidas fazendo as considerações finais sobre o tema estudado.

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física