A APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DE LEV SEMENOVICH VIGOTSKI

  • Márcia Terezinha Guedes dos SANTOS
  • Diego SILVA
Palavras-chave: Vigotski, Aprendizagem, Socialização

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever os processos de aprendizagem sob a ótica do teórico Lev Semenovich Vigotski. Para tanto será realizada pesquisa bibliográfica em bases de dados científicos como Scielo e Pepsic, e em livros clássicos do autor. A escolha deste autor se deu por conta de seus princípios teóricos, preconizados na interação do indivíduo com seu ambiente como importante fator na constituição enquanto ser humano do mesmo. Vigotski é um autor que possui uma obra brilhante, em que seus postulados estão pautados no materialismo histórico dialético, psicologia sócio-histórica, etc., sempre colocando que o indivíduo é um ser social, sendo assim, precisa se relacionar com os outros seres humanos para que seu psiquismo e aprendizagem se desenvolvam. O psiquismo humano se desenvolve por meio da atividade social, a qual, por sua vez, tem como traço principal a mediação por meio de instrumentos que se interpõem entre o sujeito e o objeto de sua atividade. As funções psicológicas superiores (tipicamente humanas, tais como a atenção voluntária, memória, abstração, comportamento intencional etc.) são produtos da atividade cerebral, têm uma base biológica, mas, fundamentalmente, são resultados da interação do indivíduo com o mundo, interação mediada pelos objetos construídos pelos seres humanos. Vigotski sugere os processos criativos e de aprendizagem como o oferecimento de novos elementos ou produções para a realidade, a partir da reelaboração de materiais e conhecimentos já disponíveis, considerando ainda que essas produções possam se apresentar sob formas e graus diversos, de acordo com as características próprias do desenvolvimento de cada individualidade producente, o que determina e garante a singularidade de tais produções. O cérebro possui uma plasticidade e funções de combinações e criações. Estes princípios, direta e indiretamente se assemelham ao trabalho que os profissionais da educação desempenham nas escolas, que visam a atenção psico/social/educacional dos indivíduos, ou seja, o trabalho em grupo e as inter relações existentes no ambiente, como fator de socialização e de contribuição para que as crianças e os adolescentes aprendam da melhor forma possível.
Publicado
2016-05-03

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