EDUCAÇÃO CONTINUADA A EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE OS RISCOS DE ACIDENTES DE TRABALHO COM PERFUROCORTANTES
Resumo
Acidente de trabalho é considerado todo o evento que ocorre durante o exercício do trabalho, devido a um ato inseguro. Os profissionais de enfermagem são mais suscetíveis a exposição e riscos biológicos por possuírem maior frequência de contato com sangue, fluídos corporais e decorrente da manipulação de objetos perfurocortantes. Assim, é de extrema importância para esses profissionais a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Porém, a autoconfiança, a falta de conhecimento devido a não existência de educação permanente, sobrecarga de trabalho, cansaço físico e mental acabam levando ao descaso no uso dos EPI’s. Diante do exposto, a Educação em Serviço, justifica-se devido ao elevado índice de 16% (9) de notificações por acidente de trabalho com material biológico entre os meses de janeiro a agosto de 2017, no referido hospital. Tem como objetivo sensibilizar a equipe de enfermagem sobre a importância do uso de EPI’s e os cuidados com o manejo de materiais perfurocortantes. Trata-se de uma educação continuada com abordagem qualitativa descritiva. Utilizando o método 6W3H, o qual é definido como um instrumento que permite realizar planejamentos, garantindo que informações básicas sejam mais definidas e ações propostas sejam minuciosas, porém simplificada com estabelecimento de metas e prazos. Após os dados estatísticos sobre os acidentes de trabalho no hospital, verificou-se a necessidade de orientar e sensibilizar a equipe de enfermagem, através de educação em serviço sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual e manejo adequado de dispositivos perfurocortantes. Foi realizada no próprio setor de trabalho do colaborador, por meio de roda de conversa com apoio de notebook, direcionado a equipe de enfermagem. Aplicou-se um questionário contendo quatro questões fechadas antes e após a explanação, para cada participante. Participaram da atividade 9 profissionais de Enfermagem, onde foi possível observar 66,6% (24) de acertos no pré-teste e 83,3% (30) acertos no pós-teste, resultando em um aumento de 16,66% de conhecimento após a educação em serviço. Ainda destaca-se que observou-se a necessidade da continuidade de intervenções educativas e sensibilização relacionadas ao uso correto dos EPI’s, devido a falta de aderência dos mesmos a capacitação. A educação em serviço e o envolvimento das equipes sobre este assunto, pode vir a diminuir os altos índices de acidente de trabalho.
Palavras-chave: acidente de trabalho; enfermagem do trabalho; equipamentos de proteção individual