A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AFETIVO DA CRIANÇA

  • Ana Eloisa Moura Miranda

Resumo

A contação de história é uma pratica interdisciplinar que não só estimula o gosto pela leitura, mas também instiga a imaginação, criatividade, oralidade, contribuindo, também, para a formação da personalidade da criança, o que envolve o social e o afetivo. O estudo pesquisa as praticas pedagógicas desenvolvidas na educação infantil que envolva a contação de história, possibilitando o desenvolvimento social e afetivo da criança. A discussão que o estudo instiga aponta que as histórias contadas na educação infantil podem ocasionar mudanças no emocional da criança, pois desenvolve a capacidade cognitiva nas estruturações mentais da criança, fornecendo elementos para a imaginação, estimulando a observação e facilitando a expressão de ideias. Os objetivos específicos elencados para compor o eixo da discussão são: pesquisar conceitos da educação infantil, infância e as interações sociais que a criança tem nessa fase; identificar a contação de história como atividade essencial para o desenvolvimento da criatividade, linguagem e o emocional infantil e analisar a contação de história em contexto pedagógico de dois centros de educação infantil em Curitiba, sendo um particular e o outro conveniado com a prefeitura. A metodologia empregada envolve pesquisa bibliográfica, por meio de teóricos clássicos e contemporâneos que trabalham com as questões da contação de histórias e da literatura infantil no processo do desenvolvimento infantil, buscando obter o máximo de informações e esclarecimentos que contribuíssem para a resolução dos problemas aqui apresentados, e pesquisa de campo de caráter investigativo exploratório, através de observações do ato contação de história dentro de sala de aula, será observado a interação das crianças para com a história contada pela professora. A interpretação dos dados tem como objetivo contribuir com as discussões em torno da contação de histórias na educação infantil.

 

Palavras-chave: contação de história; educação infantil; desenvolvimento; criança.

Publicado
2018-02-27