A REPRESENTATIVIDE DO PÚBLICO DA TERCEIRA IDADE PERANTE AS RÁDIOS CBN E BANDNEWS FM CURITIBA E A RELAÇÃO DO IDOSO COM O MEIO RADIOFÔNICO E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo mostrar como os idosos são representados pelo meio de comunicação radiofônico e sua relação com as novas tecnologias e plataformas em que o veículo pode ser inserido. Para isso foram realizados dois métodos: pesquisa com o público-alvo e análise do conteúdo de duas emissoras all news de Curitiba-PR: BandNews FM e CBN Curitiba FM. Para chegar ao resultado, o questionário, que contêm 16 perguntas, foi aplicado para dez pessoas que fazem parte da terceira idade. As perguntadas realizadas foram desde a relação do ouvinte com o rádio até sua proximidade com novas plataformas em que o meio pode ser inserido, como o aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp. Em relação à análise de conteúdo das rádios acima mencionadas, o presente artigo verificou por uma semana, em dias intercalados, o que foi noticiado para este perfil de ouvinte. O que trouxe como resultado que ambas as rádios não trazem em seu conteúdo notícias especificamente destinada ao público-alvo da pesquisa, além de apontar que este perfil de ouvinte não só se relaciona com novas tecnologias como tem interesse em usufruir do aplicativo WhatsApp.