PERFIL DE DOCENTES QUE MINISTRAM CONTEÚDOS DE HUMANIZAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

  • Bárbara Reis Braga Sousa Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Cristiano Caveião Orientador do Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Mayara Lopes de Lima Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Ana Paula Hey Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Aparecida da Silva Rodrigues Prieto
  • Thays Floris Rosa Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
Palavras-chave: humanização, docentes de enfermagem, enfermagem.

Resumo

O professor enfermeiro é imprescindível na formação do discente sendo ele responsável pelo desenvolvimento das habilidades profissionais. Dado como intermediador do conhecimento, ele é transformador deste processo, pois auxilia no ensino-aprendizagem de modo a desenvolver o pensamento clínico-crítico-reflexivo, necessário para o pleno exercício da função. Conhecer o perfil dos docentes favorece o entendimento sobre sua qualificação e experiência profissional, sendo que esta influência diretamente no modo como ele irá trabalhar o tema com os discentes. Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil dos docentes que ministram conteúdos de humanização na graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, com aplicação de um questionário contendo perguntas sobre os dados sociodemográficos e a formação dos docentes. As informações coletadas foram: sexo, idade, tempo de formação, tempo de atuação na docência, especialização, se realizou mestrado ou doutorado e se possui experiência na área assistencial ou de gestão. A coleta de dados ocorreu no mês de agosto de 2017, em quatro Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de Curitiba – PR. Foram convidados 55 docentes para participar do estudo, e aceitaram 15. A análise dos dados apresenta predominância do sexo feminino com 60% (9), com média de idade de 40,4 anos, além disso, fez-se notado que o tempo de formação dos docentes varia de 3 a 37 anos, sendo a média de 18 anos. Quanto ao tempo de atuação na docência apresentam variação de 1 a 33 anos, e média de 10,6 anos. Em relação a pós-graduação stricto sensu 80% (12) possui e 26,66% (4) doutorado. Quanto a experiência na assistência de enfermagem, 86,66% (13) possuem e 66,66% (10) na área de gestão de serviços de enfermagem ou saúde. Com base nos resultados deste estudo denota-se que os docentes possuem experiência da assistência o que favorece os exemplos práticos de humanização, fortalecendo assim o ensino-aprendizagem desse conteúdo. O ensino da humanização faz com que ocorram mudanças no comportamento profissional, dando ênfase ao cuidado, exigindo atenção ao ser humano como um todo, sendo de suma importância a capacitação dos profissionais da área da saúde.

Publicado
2018-02-23

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)