METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PARA O ENSINO DA HUMANIZAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

  • Bárbara Reis Braga Sousa Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Cristiano Caveião Orientador do Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Silvia Mara Damann
  • Luis Fernando Gualdezi Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Thays Floris Rosa Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Maria Caroline Waldrigues Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
Palavras-chave: Humanização, Metodologias ativas, Enfermagem

Resumo

Desde a formação acadêmica o discente deve ser preparado para enfrentar uma realidade complexa, sendo assim, é necessário aplicar métodos para implementar o ensino da humanização e capacitar o futuro profissional. O ensino-aprendizagem dos conteúdos de humanização deve favorecer a aplicação de conhecimentos teóricos na prática, portanto, se faz necessário o ensino por meio das metodologias ativas. Estas são definidas como um conjunto de atividades onde o estudante interage com o assunto abordado, não só recebendo informações do docente, mas também refletindo sobre o que se está aprendendo. O uso das metodologias ativas para o ensino da humanização oferece ao discente o estímulo ao pensamento crítico e envolvimento teórico-prático, visto que, humanizar não se trata somente de colocar-se no lugar do outro, mas também agir para o conforto deste. Este estudo tem como objetivo identificar como ocorre o ensino dos conteúdos de humanização na Enfermagem e quais são as metodologias ativas utilizadas. Foram convidados 55 docentes, pertencentes a quatro Instituições de Ensino Superior de Curitiba – PR, participaram 15 docentes. Os resultados mostram que 80% (12) dos docentes utilizam a metodologia de aula expositiva dialogada, seguido de 66% (10) estudo de caso, estudo de texto 60% (9) utilizaram, seminário 46,66% (7), discussão em grupo 46,66% (7) e pesquisa 40% (6). Os métodos de ensino menos utilizados foram: 6,6% (1) painel, 6,6% (1) aprendizagem no trabalho, 6,6% (1) fóruns e apresentação de pôster. Portanto conclui-se que os docentes utilizam metodologias ativas para o ensino dos conteúdos de humanização. Desta forma os métodos utilizados favorecem o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo fortalecendo para que o discente participe de forma integrativa da aula poderão trazer resultados mais satisfatórios em sua profissão. Destaca-se que este estudo permitirá que os docentes possam conhecer as principais metodologias utilizadas e também servir como base para a estruturação e organização das duas aulas.

Publicado
2018-02-23

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)