TECENDO REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA EM SERVIÇO SOCIAL: o estágio curricular obrigatório.

  • Cleci Elisa Albiero Assistente Social; Mestre em Serviço Social e Doutoranda em Serviço Social pela PUC/SP. Professora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário UNIBRASIL. Pesquisadora do GETRAVI e GETFS. E-mail: clecielisa.albiero@gmail.com
Palavras-chave: Estágio, formação profissional, serviço social, supervisão.

Resumo

Este trabalho busca discutir elementos da formação acadêmica em Serviço Social, bem como o estágio curricular obrigatório. As discussões e as aproximações sucessivas com os campos sócio ocupacionais no processo de formação e a disciplina de orientação acadêmica de estágio possibilitou-nos dialogar com os profissionais supervisores de campo, sobre os desafios apresentados nestes espaços e, sucessivamente nos espaços de estagio curricular obrigatórios. A metodologia de pesquisa de cunho bibliográfico possibilitou uma aproximação teórica e critica ao trabalho. O resultado da pesquisa está alinhado com o processo de sistematização e de analise do estágio, discutido a luz do projeto ético político da categoria, e dos elementos da Política Nacional de Estágio e das resoluções normativas que orientam o processo de formação. Os resultados iniciais apontam que o estágio deveria ser pensado como de apreensão, formação acadêmica e pedagógica do aluno de curso de Serviço Social.  Palavras-chave: Estágio; formação profissional; serviço social; supervisão.

Publicado
2018-03-22