ESTÉTICA DO ESPORTE: O CASO DO FUTEBOL

  • Isabelle Plociniak COSTA
  • Rafael Gomes SENTONE
  • Camile Luciane da SILVA
  • André Felipe CAREGNATO
  • André Mendes CAPRARO
  • Fernando Renato CAVICHIOLLI
Palavras-chave: Estética, Esporte, Futebol-espetáculo

Resumo

A partir da metade do século XX até os dias atuais, o corpo se voltou a um ideal estético, ressaltando o cuidado físico, tornando-se uma exigência para um bom espetáculo, seja ele artístico ou esportivo. Dessa forma, é necessário estudar o esporte convencionado com a aparência física, pois vem se tornando alvo da maior formatação de sociedade, ou seja, influencia os padrões de estética corporal. Sendo assim, o objetivo do trabalho é refletir a respeito da relação entre a estética e o esporte, com ênfase na modalidade futebol buscando encontrar como as questões de beleza física, esportista, celebridade e aparições em eventos influenciam na sociedade que vivemos e até aonde a imagem física de atletas da mídia nos condiciona a seguir padrões de vida. A partir de uma revisão bibliográfica, focada na história do corpo por meio de uma análise entre as teorias de Georges Vigarello e Marcel Mauss, buscou-se descrever e compreender o papel do ser humano nesse convívio social, e como a forma de pensar social vai levar ao comportamento que a mídia impõe. Destacam-se na discussão, que os gostos naturais do homem são fabricados em meio das normas coletivas, constituídos de fatores psicológicos, sociólogos e biológicos. E também que o futebol é um excelente exemplo, na sociedade contemporânea, o esporte é capaz de propagar diversas manifestações em diferentes grupos sociais (RUBIO,2002). Diante disso, podemos definir esse esporte na atualidade como futebol-espetáculo. Dessa forma, conclui-se que diversas são as características estéticas relacionadas ao esporte e o mais interessante é saber que essas características já vêm fundidas com as diversas culturas dos povos no mundo desde muito tempo. Essa fusão nos permite identificar essas diferentes estéticas, que no contexto social é importante conhecer para se conhecer o habitus de determinada prática esportiva ou o capital cultural necessário para se ingressar em determinado grupo (BOURDIEU, 1983).Considerando todas essas formas estéticas – corporal, midiática, forma da prática -, uma palavra que pode definir o que se procura com aquelas formas é a publicidade. A associação dos valores de grande cunho estético possibilita, através da mídia e da sociedade, criar conceitos e acentuar a imagem do esporte, ou dos jogadores-celebridades.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>