PROMOVENDO EDUCAÇÃO CONTINUADA SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE EM RELAÇÃO A INFECÇÃO PRIMARIA DA CORRENTE SANGUÍNEA ASSOCIADA A CATETER VENOSO CENTRAL

  • Michele Mayara Santos Araujo
  • Ana Paula Dezoti
Palavras-chave: Projeto assistencial, segurança do paciente

Resumo

As Infecções primarias da corrente sanguínea (IPCS) estão entre as mais comumente relacionadas a assistência à saúde. As (IPCSL) são as infecções primarias de corrente sanguínea laboratorial confirmadas, junto com o diagnostico recebe a indicação do patógeno a ser tratado. A fim de diminuir os índices de (IPCS) em unidades de terapia intensiva- UTIs o Ministério da Saúde criou em 2017 o projeto Saúde em Nossas Mãos-atitudes que salvam vidas, que fazem parte do programa de apoio ao desenvolvimento institucional do sistema único de saúde (PROADI-SUS), seu intuito é reduzir as IPCSL entre outras doenças que causam grandes complicações hospitalares. Para isso foram estipuladas mudanças a serem implementadas, como: promover uma cultura de qualidade e segurança, com transparência, particularmente em relação a prevenção e o controle de infecção; Integrar pacientes e familiares na equipe de cuidado e na tomada de decisão; prestar aos pacientes com cateter venoso central cuidados oportunos, baseados nas melhores evidencias e de forma confiável, tanto na inserção, quanto na manutenção; desenvolver equipes multidisciplinares altamente efetivas.

No curso de enfermagem do centro universitário autônomo do Brasil, o acadêmico tem a oportunidade de trabalhar com projetos assistenciais em unidades hospitalares. A apresentação do projeto é um método utilizado no processo de ensino e aprendizagem do estágio curricular supervisionado ll, do 8° período do curso.

O presente projeto assistencial tem o objetivo de ressaltar a importância da mudança por meio de ações educativas para a equipe de enfermagem, a fim de promover a segurança do paciente em relação a infecção primaria da corrente sanguínea associada a cateter venoso central, em uma unidade de terapia intensiva de um hospital de referência no tratamento oncológico em Curitiba.

Utilizando a metodologia 6W3H, ferramenta utilizada para organizar os resultados obtidos num plano de ação, tem como intuito fazer questionamentos de como o projeto será executado. O projeto assistencial se encontra em andamento, os resultados esperados são; conscientizar a equipe de enfermagem sobre a manutenção do cateter venoso central a fim de reduzir as IPCSL.

Biografia do Autor

Michele Mayara Santos Araujo
Academico do curso de Enfermagem do Centro Universitario Autônomo do Brasil- Unibrasil.
Ana Paula Dezoti

Enfermeira

Bolsista de Apoio Tecnico a Pesquisa do CNPq.

Doutora do programa de Pós-Graduação em Enfermagem-UFPR

Membro do Grupo de Estudos Fmilia, Saude e Desenvolvimento-GEFASED.

Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitario Unibrasil.

 

Publicado
2020-01-22
Seção
Enfermagem

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>