A CONSTRUÇÃO DA ESPIRITUALIDADE DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE PELA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA ANALÍTICA

  • Gustavo Bianchini Porfírio Unibrasil / Aluno de Pós-Graduação em Psicologia Analítica ; UNICENTRO / Aluno de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário
  • Samanta Forti UniBrasil
  • David Livingstone Alves Figueiredo UNICENTRO
Palavras-chave: Espiritualidade, Desenvolvimento da Personalidade, Individuação, Saúde Mental

Resumo

O desenvolvimento da personalidade na obra de C. G. Jung desempenha papel não pequeno em sua Psicologia Analítica. O escopo mais amplo e mais forte dos desejos humanos é o desenvolvimento de uma totalidade reconhecida pelo nome Personalidade, quando esse processo é coibido por algum fator de ordem externa, pode acarretar em prejuízos para as atividades vitais do sujeito. Visto o desenvolvimento da personalidade ser algo natural na vida humana, se faz necessário compreender as construções e resultados na personalidade individual que ocorrem durante esse processo. O trabalho tem como objetivo compreender a relação existente entre a espiritualidade com o desenvolvimento da personalidade e também busca-se apresentar possíveis definições sobre espiritualidade. O estudo consiste em uma revisão bibliográfica na obra de C. G. Jung, em sua comentadora Brigitte Dorst e nas pesquisas realizadas sobre espiritualidade e saúde mental na última década. Durante o desenvolvimento da personalidade é necessário que ocorra um processo de integração entre a consciência (ego) do sujeito com os conteúdos que lhe são inconscientes, isso ocorre devido à função transcendente, que é o processo de formação simbólica. O processo de individuação, é a coniunctio, ou seja, a união entre os opostos (consciente x inconsciente). Assim, durante esse processo ocorre a formação de símbolos, que facilitam esse caminho de união. Aí ocorre um processo de compreensão simbólica, no qual pode ser exigido do sujeito novas atitudes em relação à vida, uma adaptação a si-Mesmo ou ao seu ambiente, uma transformação em sua psique. O processo de individuação se aproxima do conceito de espiritualidade enquanto uma característica dinâmica do psiquismo humano, que se apresenta como uma busca por propósito e transcendência, baseada na construção de valores, crenças e práticas. A relação que ocorre é a de que durante o desenvolvimento da personalidade, o sujeito nevitavelmente precisará transformar atitudes, construir valores e, por se tornar um indivíduo, precisará se separar de seu coletivo, devolvendo a ele os valores construídos no processo. Assim, observa-se que durante o processo de desenvolvimento da personalidade a pessoa precisará construir valores e sentidos para suas experiências e conteúdo, o símbolo possibilitará a ligação entre essas duas realidades opostas e com isso, valores e propósito podem ser construídos. A Psicologia Analítica possui um sentido teleológico, buscando sempre observar qual a finalidade de tal situação, ou seja, o propósito. Conclui-se, portanto, que a construção da espiritualidade se alinha ao processo de desenvolvimento da personalidade e atua como um dos seus possíveis resultados, construídos pelo sujeito e para o sujeito.

Referências

AVEZUM JR., A. et al. Espiritualidade e Fatores Psicossociais em Medicina Cardiovascular. In PRÉCOMA, D. B. et al. Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia: 2019. Arquivos brasileiros de cardiologia. São Paulo. Vol. 113, n. 4 (2019).
JUNG, C. G. O desenvolvimento da personalidade. 14ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2013b. 236 p.
JUNG, C. G. Presente e futuro. 8ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2013c. 75p.
JUNG, C. G. Tipos psicológicos. 7ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2013d. 614p.
JUNG, C. G. Espiritualidade e transcendência: Seleção e edição de Brigitte Dorst. Editora Vozes Limitada, 2015.
Publicado
2021-06-11
Seção
Psicologia