EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DOCENTE.

  • Igor Hernandes Oliveira UniBrasil
  • Letícia Froes Melo UniBrasil
  • Thiago Domingues UniBrasil
Palavras-chave: Educação física, Escola, Docência, Ensino fundamental

Resumo

Sabendo das diversas mudanças nos contextos sociais, dentre elas a educação, o presente estudo debate a educação física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de reflexões sobre o exercício docente. Para tal parte-se do pressuposto que o professor de educação física licenciando compreende, dentre outros aspectos, conceitos e metodologias específicas do componente curricular, o que nos leva à seguinte questão norteadora: de que maneira o professor não licenciado em educação física, sistematiza essa prática nos anos iniciais do ensino fundamental? No mesmo sentido o objetivo geral trata de compreender de que maneira o professor não licenciado em educação física sistematiza essa prática pedagógica, nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como os objetivos específicos delimitados em: 1- apresentar aspectos relativos à educação e a educação física escolar na atualidade, 2- debater elementos da sistematização das práticas e 3- dialogar sobre a importância do professor de educação física licenciado nesta etapa de ensino. Buscamos assim, qualificar o exercício do professor de educação física licenciado atuante nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista, a atuação e responsabilidade dos mesmos, sua possível abrangência de conhecimentos na área e, ao mesmo tempo, entendimento didático metodológico específico referente ao componente curricular em questão. Acreditamos ser necessária a apresentação deste estudo, em busca de favorecer a atuação de tal profissional no contexto escolar. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, através de uma revisão bibliográfica sistemática, nas bases de dados Scielo e Portal de periódicos CAPES e em revistas de qualificação B1 a B4 (Plataforma Sucupira, via WebQualis), com as palavras-chave: educação física; docência; ensino fundamental; magistério; formação docente. A apresentação dos dados, discussão e considerações finais ainda estão em fase de elaboração, pois nosso estudo será concluído no início do mês de dezembro do ano de dois mil e vinte e um.

Publicado
2021-11-18
Seção
Educação Física