PROJETO INTEGRADOR IMPLANTAÇÃO DE INOVAÇÃO E MELHORIA EM UMA ORGANIZAÇÕES DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

  • Lauro Katsumi Nagatsuyu
  • Francyellen Isolina Rodrigues Machado
  • Guilherme Cabral De Lima
  • Larissa Perin
  • Renata Ricci Machado Pinto
  • Roberson Ribeiro Zaiaz
Palavras-chave: Melhorias, Retrabalho, Tempo de processo, Inventário

Resumo

O diagnóstico realizado pelo Projeto Integrador identificou que a empresa automobilística analisada estava sofrendo um prejuízo anual de R$ 924.406,68, no processo produtivo 372/373, operador 02, equipe F70, o qual se refere a montagem de um tanque de combustível para caminhões. O prejuízo ocorria devido à grande similaridade das peças e sua proximidade física, fazendo com que o operador utilizasse peças erradas, causando gastos desnecessários e retrabalhos, e consequentemente um maior tempo para finalizar o processo de montagem. Após uma análise a partir das ferramentas Matriz SWOT e Diagrama de Ishikawa, foram levantados os pontos fracos do setor e identificado que o problema raiz estava relacionado com o ambiente (prateleira onde as peças são armazenadas), pois devido ao seu layout e tamanho, induziam o operador ao erro. Com a identificação do problema raiz, foi definido o objetivo geral do projeto integrador: redução de custos em 2,57% no setor produtivo F70, até o segundo semestre de 2021. E para atingir este objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: 1) Reduzir os custos relacionados a retrabalhos no processo produtivo 372/373, operador 02, em 2,75% até a data de 10 de maio de 2021. Este objetivo específico foi atingido interferindo na organização da prateleira a fim de evitar que peças similares continuassem próximas. 2) Reduzir o tempo que o operador leva para encontrar as peças no setor produtivo F70, em 1,70% até 24 de maio de 2021. Este objetivo específico foi atingido reduzindo o tempo que o operador leva para identificar a peça correta para a montagem do tanque de combustível a partir da implementação da metodologia Picking by Color. 3) Reduzir em 50% a quantidade de peças abastecidas na estação 370 até 31 de maio de 2021. Este objetivo específico foi atingido eliminando o excedente de peças. Para atingir os objetivos específicos, foram criadas metodologias a serem seguidas através de um plano de ação (5W+2H) bem como, um cronograma para a implementação destas metodologias.  Foram realizadas as estimativas de custos, para análise da viabilidade do Projeto Integrador, e verificar se este possui um custo-benefício atrativo. O custo total para implementação das metodologias seria de R$ 5.767,50, incluindo treinamentos, realocação da prateleira, implementação da metodologia Picking by Color e diminuição da prateleira, cujo retorno do valor investido ocorrerá no prazo de 3 meses. O Projeto Integrador obteve os seguintes resultados: redução de retrabalhos; redução do tempo de processo; redução de estoque; totalizado uma economia de R$ 23.790,65. Estas melhorias implementadas, poderão ser aplicadas num futuro próximo, em diferentes áreas produtivas da empresa, reduzindo assim seus custos de forma semelhante.

Publicado
2021-11-18
Seção
Administração

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)