Os desafios do ingresso no ensino superior brasileiro

  • Miranda de Araújo Nadalin Unibrasil
  • Maria Eduarda Brudeck de Brito
  • Morgana Krzyzanowski
  • Cristiane do Rocio Skora da Silva
Palavras-chave: Palavras-chave: ensino; superior; ingresso; universidade.

Resumo

Resumo

O presente trabalho levanta discussão a respeito dos desafios do ingresso no ensino superior brasileiro. Para alguns dos Brasileiros, o ensino superior ainda é um grande desafio. As pessoas que possuem dificuldade para ter acesso a faculdade ou universidades são, pessoas com baixa renda, que moram em regiões afastadas, ou mesmo PCD – pessoa com deficiência. Hoje em dia em 2021, o Brasil apresenta 21% da sua população de 25 a 34 anos, com o ensino superior completo, mesmo assim, não chegando nem perto do primeiro país com mais adultos qualificados, tal lugar é a Coreia do Sul, tendo 70%, logo em seguida vem a Rússia com 63% e Canadá com 62%. Destaca-se a relevância da pesquisa em provocar uma reflexão acerca dos desafios do ingresso no ensino superior, como a  falta de investimentos públicos, para questões como infraestrutura, materiais didáticos, contratação de profissionais, alimentação, são alguns dos problemas da educação básica, que refletem no ingresso do aluno a uma universidade, pois tais entraves impedem uma formação de qualidade e refletem na vida acadêmica dos educandos que não possuem condições de custear uma instituição particular e disputarão uma vaga na universidade pública com alunos muito bem preparados. Os objetivos da pesquisa são: compreender as principais dificuldades que os estudantes encontram em ingressarem e permanecerem na instituição de ensino superior no Brasil; conhecer os programas federais que contribuem para o ingresso da população no ensino superior; identificar as desigualdades no acesso ao ensino superior. Para alcançar esses objetivos, foi realizado um estudo bibliográfico, com uma criteriosa seleção de publicações em artigos científicos e livros que abordam a temática. Considerando as características dos procedimentos metodológicos, a pesquisa se classifica como qualitativa. Diante do observado no material pesquisado foi possível identificar programas do governo federal que auxiliam o acesso ao ensino superior, sendo eles: Sisu, ProUni e FIES e alguns fatores que indicam dificuldades encontradas pelos estudantes ao ingressarem no ensino superior.

Referências

Disponível em: https://m.meuartigo.brasilescola.uol.com.br/amp/educacao/os-desafios-educacao-superior-n0-brasil.htm
Acesso em: 01/09/2021
Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/programas-do-governo-para-faculdade/
Acesso em: 02/09/2021
Disponível em:www.sielo.br/j/ecoa/a/bpG3mzSsZ777QrJkFhgB
Acesso em: 03/09/2021
Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia