A PEDAGOGIA SOCIAL E O PAPEL DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

  • Miranda de Araújo Nadalin Unibrasil
  • Thayná Niquesia Matos dos Santos
  • Karina Gomes Rodrigues
Palavras-chave: pedagogia social; desenvolvimento humano; atividades lúdicas; ambientes não escolares.

Resumo


Esse trabalho investiga como as atividades lúdicas, quando aplicadas em contexto de pedagogia social, influenciam o desenvolvimento humano de crianças e adultos em ambientes não escolares. A pesquisa é motivada pela importância de atividades lúdicas como instrumento de apoio para o desenvolvimento humano, com ênfase em contexto não escolares, onde a pedagogia social desempenha um papel fundamental, e como essas atividades lúdicas, podem contribuir para o enriquecimento da parte teórica da pedagogia social, ao evidenciar a importância do brincar como algo fundamental de toda pessoa. Com o objetivo de analisar a contribuição dessas atividades para o desenvolvimento humano, identificar as atividades lúdicas mais eficazes para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional em contexto não escolares e analisar as bases teóricas da pedagogia social que utilizam atividades lúdicas como instrumento de desenvolvimento em ambientes não escolares. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, faremos uma revisão literária, analisando artigos sobre a pedagogia social e o papel das atividades lúdicas no desenvolvimento humano em ambientes não escolares. Vamos buscar o que já foi estudado e discutido sobre o tema. E durante a análise, iremos buscar os métodos utilizados pelos autores, o que eles desenvolveram nos artigos e qual o resultado. E essa pesquisa nos ajudará a entender sobre o assunto.

 

Publicado
2024-10-28
Seção
Pedagogia

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