TRANSDICIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: POR UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA INTEGRADORA

  • GEOVANA TASSO DA SILVA TASSO DA SILVA UNIBRASIL- CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • MARIA DO CARMO SILVA DOS SANTOS
  • CAMILLA FERREIRA DOS SANTOS UNIBRASIL
  • KARINA GOMES RODRIGUES UNIBRASIL
Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Paradigma Inovador. Formação de Professores.

Resumo

Um dos grandes desafios da educação no novo paradigma envolve a formação de jovens para a crítica, a avaliação, a participação e a interação, facilitadas pelas características da modalidade de ensino a distância, com recursos e processos educativos que levam à autonomia pessoal e intelectual do aluno. Assim esta pesquisa apresenta o conceito de transdisciplinaridade, compara ao conceito de interdisciplinaridade e levanta os principais benefícios de sua aplicação, assim como as dificuldades para esta. Desta relação entre os saberes, nasce uma educação democrática, onde nenhum saber é ignorado, e sim somado. Em uma sociedade cartesiana, onde as funções e conhecimentos estão cada vez mais fragmentados, faz-se necessária uma revolução pedagógica que englobe todo o ser e que respeite as particularidades de cada educando e educador. Para embasar essa pesquisa, foram utilizados autores como Morin (2000), Nicolescu (2000), Corrêa (2011), Costa (2009), Dravet, Pasquier, Collado e Castro (2019) entre outros. Para quem é da área da educação, transcender o modelo atual escolar é algo urgente, pois os níveis de aprendizagem demonstram piora a cada ano, mediante a uma educação que não se inova de acordo com o mundo globalizado. Diante disso cabe questionar e analisar, levando em consideração o tema da transdisciplinaridade: Como essa proposta poderia trazer mudanças significativas no ensino, possibilitando novos olhares sob a compreensão do mundo, beneficiando a formação integral seja ela do educando e do educador, diante da articulação de todos as áreas de conhecimento? A pesquisa de cunho qualitativo faz uma revisão bibliográfica, mostra que a transdisciplinaridade é uma ferramenta capaz de suprir as demandas da sociedade atual, visto que ela busca a unificação de todo o conhecimento humano.

Publicado
2021-06-10
Seção
Pedagogia

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)